O Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) celebra esta sexta-feira, 11 de Abril, o seu 47.º aniversário, data que coincide com o Dia do Jornalista Moçambicano, este ano sob o lema “SNJ: 47 anos celebrando a coragem, compromisso e profissionalismo dos jornalistas”.
As cerimónias centrais terão lugar na cidade de Inhambane, onde jornalistas de todo o país se reunirão para refletir sobre os actuais desafios da classe, com destaque para uma mesa-redonda dedicada ao tema “Os desafios da ética e deontologia jornalística nos tempos actuais”. A iniciativa visa promover o debate em torno da prática jornalística num contexto marcado por pressões políticas, económicas e tecnológicas.
O programa da efeméride inclui ainda um desfile de profissionais da comunicação social, visitas a locais de interesse histórico e cultural, bem como a apresentação de mensagens institucionais alusivas à data. A celebração contará com a presença de representantes do governo, da sociedade civil e do Secretário-Geral do SNJ.
De acordo com o comunicado enviado à nossa redacção, actividades similares serão realizadas em todas as capitais provinciais, incluindo visitas a campas de jornalistas falecidos, eventos desportivos e momentos de confraternização entre os membros do sindicato.
O SNJ, criado em 1978, tem sido um dos pilares na defesa dos direitos dos jornalistas moçambicanos, assumindo um papel activo nas lutas pela liberdade de imprensa, melhoria das condições laborais e valorização do exercício jornalístico.
No ano passado, as comemorações centrais do 11 de Abril tiveram lugar na cidade de Tete. A escolha rotativa das sedes das celebrações visa, segundo o SNJ, promover a descentralização e a inclusão dos jornalistas das diversas regiões do país nas actividades sindicais e comemorativas.
Discover more from Jornal Txopela
Subscribe to get the latest posts sent to your email.