Reconhecimento britânico distingue acções do Clube Moza na promoção de responsabilidade social corporativa
O Clube Moza, estrutura social interna do Moza Banco, acaba de ser galardoado com o prémio Best CSR Program for Employee Engagement Mozambique 2025, atribuído pela influente revista britânica Global Banking & Finance Review. A distinção, entregue em Londres, reconhece o trabalho de mobilização dos colaboradores do banco para acções de voluntariado e impacto social em Moçambique.
A distinção, segundo a entidade promotora, é sustentada por uma análise criteriosa de indicadores que demonstram o comprometimento efectivo dos membros do Clube Moza em causas sociais, com destaque para áreas como educação, inclusão social e preservação ambiental.
Entre os projectos emblemáticos está o programa “Vamos Plantar Árvores”, que ambiciona plantar um milhão de árvores ao longo da costa moçambicana, com o objectivo de travar a erosão e fomentar uma cultura de responsabilidade ambiental. Outro exemplo de intervenção é o “Ciclo Solidário”, focado na promoção da dignidade menstrual e igualdade de oportunidades para raparigas em zonas recônditas, particularmente nas escolas públicas.
Para além do impacto social externo, o Clube Moza também se posiciona como dinamizador da coesão interna no Banco. Incentiva os colaboradores a envolverem-se em actividades desportivas, culturais e de entretenimento, promovendo a empatia e o espírito de equipa.
Em declarações ao SAVANA, o Presidente da Comissão Executiva do Moza Banco, Manuel Soares, sublinha que o Clube Moza “capitaliza os valores do Banco, promovendo o sentido de pertença, renovando a resiliência em tempos desafiadores e reforçando o espírito de união, numa lógica em que ninguém caminha sozinho”.
Já o presidente do Clube Moza, Inácio Fernando, interpreta a distinção como “um marco importante na trajectória da instituição”, acrescentando que o prémio “pertence a todos os colaboradores e voluntários que acreditam no poder transformador do voluntariado”.
O reconhecimento internacional coloca o Moza Banco na linha da frente das instituições financeiras africanas que fazem da responsabilidade social corporativa uma extensão estratégica da sua identidade institucional. Numa altura em que o sector bancário se vê desafiado a ir além dos lucros e dos números, o prémio recebido pelo Clube Moza assume-se como um exemplo de como a humanização da banca pode ser feita com compromisso e resultados mensuráveis.
Discover more from Jornal Txopela
Subscribe to get the latest posts sent to your email.