[radio_player id="1"]

A Electricidade de Moçambique (EDM) e a empresa sul-coreana Hyosung Heavy Industries Corporation assinaram hoje um contrato para o fornecimento de 13 transformadores e 1 reactor de alta tensão, num valor total de 32 milhões de dólares americanos. Este acordo visa melhorar a qualidade da energia fornecida pela EDM aos seus clientes.

A assinatura do contracto aconteceu durante a participação do Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Engº Marcelino Gildo Alberto, na Cimeira Coreia-África, que decorre de 3 a 5 de Junho em Seul, na Coreia do Sul.

Este é o segundo contrato assinado entre as duas partes no âmbito do Projecto de Reforço e Ampliação das Subestações (SE) de Transporte de Energia. A primeira fase do projecto foi concluída em 2022.

O novo contrato prevê o fabrico, fornecimento, instalação e comissionamento de 13 novos transformadores e 1 reactor nas subestações de 6 (Bairro do Jardim), 10 (Bairro do Zimpeto-Vila Olímpica), Marracuene, Muhalaze, Manhiça, Matola Rio, CTM-Geração e Corumana Geração, Chibata, Mavuzi Geração, Cerâmica, Nampula e Munhava.

 

Mais investimentos em Moçambique

Além do projecto das subestações, a Hyosung Heavy Industries também está a colaborar com a EDM na implementação de um sistema de armazenamento de energia a partir de baterias na subestação de Muxara, na província de Cabo Delgado. Este projecto já foi aprovado para financiamento e aguarda a assinatura dos contratos para o seu início.

No âmbito da Cimeira Coreia-África, decorreu também um Fórum de Negócios e Parcerias (B2B), que reuniu 50 empresas africanas de 15 países com empresas coreanas. O objectivo do fórum foi promover a troca de experiências e o investimento em projectos do sector energético em África.

A delegação da EDM, chefiada pelo PCA Engº Marcelino Gildo Alberto, aproveitou a oportunidade para interagir com empresas coreanas interessadas em investir em Moçambique. O PCA convidou ainda as empresas coreanas a participarem do Programa Energia para Todos, que visa levar energia eléctrica a todos os moçambicanos.

“A parceria entre a EDM e empresas coreanas, através do seu Governo, é de longa data. Já foram implementados vários projectos, com destaque para a electrificação rural na província de Gaza, que incluiu a construção de 245 km de linha de alta tensão a 110 kV entre Lionde e Mapai, bem como a construção de uma nova subestação em Mapai, com equipamentos de última geração. Com o apoio de empresas coreanas, foi também possível instalar 24 postos de transformação para Mapai, Chicualacula, Dindiza, Massangena e Posto Administrativo de Pafuri. Portanto, queremos continuar a contar com o apoio da Coreia do Sul para garantir melhor capacidade de produção, transporte, distribuição e comercialização de energia eléctrica para atender à demanda das novas ligações, no âmbito do Programa Energia para Todos”, enfatizou o PCA da EDM à imprensa coreana.

Este novo investimento da EDM na qualidade da energia eléctrica é um passo importante para o desenvolvimento de Moçambique. A energia eléctrica é essencial para o crescimento económico e social do país, e a EDM está comprometida em fornecer energia de qualidade aos seus clientes.

 

By Jornal Txopela

O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.