Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Manuel de Araújo lança hoje em Lisboa a obra “Pedalando Moçambique – Quo Vadis Democracia?”

Data:

Nesta sexta-feira, às 18 horas, o conhecido político moçambicano e actual presidente do Município de Quelimane, Manuel de Araújo, lança oficialmente a sua mais recente obra literária, “Pedalando Moçambique: Quo Vadis Democracia? e outras reflexões”, na Associação Cabo-Verdiana em Lisboa, situada na Rua Duque de Palmela. O livro é uma colectânea de textos escritos e publicados durante o que o próprio autor chama de “exílio académico e profissional”.

A obra, publicada sob a chancela da Gala-Gala Edições, é mais do que um exercício de memória, é uma radiografia crítica de Moçambique, uma travessia entre a bicicleta política e os labirintos de um país onde a democracia anda a pedais  e muitas vezes de marcha atrás.

Nas palavras de Manuel de Araújo, esta primeira edição junta textos dispersos, mas unidos por um fio condutor, a inquietação com o estado da nação. São reflexões nascidas longe da pátria, mas com o coração preso às praças, ruas e becos onde se disputa a verdadeira política moçambicana, aquela que raramente aparece nos discursos oficiais, mas se escuta no murmúrio das panelas vazias.

O lançamento em Lisboa pode parecer discreto, mas carrega simbolismo e peso, num contexto de crescente repressão política, ataques à liberdade de expressão e um sistema cada vez mais fechado sobre si mesmo, a publicação de uma obra como esta é, em si, um acto de resistência.

Com distribuição já activa em Maputo, Matola, Xai-Xai, Inhambane, Chimoio e Beira, através das livrarias Mabuko, Sequoia e Escolar Editora, está previsto um lançamento formal em solo moçambicano ainda no mês de Maio.

O título não deixa espaço para leituras neutras: Quo Vadis Democracia? é uma pergunta dirigida ao regime, aos partidos, às instituições e também ao povo que, muitas vezes, segue pedalando sem saber bem para onde — ou para quê.

E como quem pedala contra o vento, Manuel de Araújo avança, entre páginas e polémicas, numa estrada onde a liberdade parece ser o último destino.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Zito do Rosário Ossumane
Zito do Rosário Ossumanehttps://txopela.com/
Zito do Rosário Ossumane é um jornalista investigativo, empreendedor da comunicação e activista político moçambicano. Fundador e diretor do Jornal Txopela, consolidou a sua trajetória na luta pela liberdade de imprensa, transparência e defesa dos direitos humanos em Moçambique. Actualmente Presidente o Misa na Zambezia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

SOFALA: Lourenço Bulha quer mais camponeses de Mafambisse no sistema de Segurança Social

O governador  da  província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha,...

Milhares de crianças beneficiam de alimentação escolar em Nampula

Nos últimos cinco  anos,  mais  de 22 milhões de...

Baleado mas não quebrado, escreve Joel Amaral (MC-Trufafã)

Amado Povo de Deus; Distintos Profissionais de Saúde do Hospital...

Morte do Papa Francisco: Conclave vai eleger novo pontífice nos próximos dias

O Vaticano vive dias de luto  e  preparação  após ...