Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

🔮 Perigo: Ponte Quelimane à praia de Zalala pode desabar

Data:

O risco de desabamento da ponte que liga a cidade de Quelimane Ă  praia de Zalala — o principal destino turĂ­stico da provĂ­ncia da ZambĂ©zia — deixou de ser um alerta tĂ©cnico para tornar-se um prenĂșncio de tragĂ©dia anunciada.

Hå quase uma década que os primeiros sinais de fragilidade estrutural foram detectados, mas o problema tem sido reiteradamente ignorado pelos sucessivos governos.

A Ășltima intervenção de que hĂĄ registo ocorreu hĂĄ quatro anos, e consistiu numa operação remediativa de emergĂȘncia apĂłs a abertura de um buraco na ponte que se situa na zona residencial de Mugogoda, que obrigou Ă  interrupção do trĂĄfego durante dias. Desde entĂŁo, nada mais foi feito, apesar da progressiva e visĂ­vel erosĂŁo provocada pelo rio nas bases terrestres da ponte. Especialistas locais alertam que a erosĂŁo Ă© acelerada, mas perfeitamente calculĂĄvel e evitĂĄvel — caso houvesse vontade polĂ­tica.

Com cerca de 10 metros de comprimento, a ponte representa muito mais do que um simples troço rodoviĂĄrio. É o elo vital que liga Quelimane ao Ă­cone turĂ­stico de Zalala, que anualmente acolhe milhares de turistas nacionais e estrangeiros, sendo tambĂ©m palco do aclamado Festival de Zalala, um dos maiores eventos culturais da provincia.

Zalala abriga unidades hoteleiras, restaurantes e uma vibrante linha de actividades recreativas e comerciais que impulsionam a economia. A eventual queda da ponte poderå significar o colapso desse circuito económico, mergulhando a província num retrocesso com impacto directo no turismo, no comércio e na mobilidade da população.

O governo continua em silĂȘncio, alheio aos apelos da sociedade civil e dos agentes econĂłmicos locais, que alertam para as consequĂȘncias nefastas de mais um caso de omissĂŁo crĂłnica do Estado moçambicano. A transitabilidade estĂĄ jĂĄ hoje condicionada, e com ela, esvai-se tambĂ©m a esperança de que a ZambĂ©zia venha um dia a ocupar o lugar que merece no mapa turĂ­stico e econĂłmico do paĂ­s.

Mais do que uma ponte, o que estĂĄ em jogo Ă© a prĂłpria dignidade de uma provĂ­ncia que, apesar das promessas, continua a ser tratada como parente pobre da RepĂșblica.

Em actualização


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Zito do RosĂĄrio Ossumane
Zito do RosĂĄrio Ossumanehttps://txopela.com/
Zito do RosĂĄrio Ossumane Ă© um jornalista investigativo, empreendedor da comunicação e activista polĂ­tico moçambicano. Fundador e diretor do Jornal Txopela, consolidou a sua trajetĂłria na luta pela liberdade de imprensa, transparĂȘncia e defesa dos direitos humanos em Moçambique. Actualmente Presidente o Misa na Zambezia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentĂĄrio!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

SOFALA: Lourenço Bulha quer mais camponeses de Mafambisse no sistema de Segurança Social

O governador  da  província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha,...

Milhares de crianças beneficiam de alimentação escolar em Nampula

Nos Ășltimos cinco  anos,  mais  de 22 milhĂ”es de...

Baleado mas nĂŁo quebrado, escreve Joel Amaral (MC-TrufafĂŁ)

Amado Povo de Deus; Distintos Profissionais de SaĂșde do Hospital...

Morte do Papa Francisco: Conclave vai eleger novo pontĂ­fice nos prĂłximos dias

O Vaticano vive dias de luto  e  preparação  após ...