Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Chapo e Africa CDC afinam discurso, mas sistema de saúde em Moçambique continua em coma

Data:

Numa altura em que os serviços de saúde continuam a sangrar entre a crónica escassez de profissionais, medicamentos e infraestruturas condignas, o Presidente da República, Daniel Chapo, reuniu-se esta quarta-feira (10) com o Director-geral do Africa CDC, Jean Kaseya, numa audiência tida como mais simbólica do que concreta — ainda que com promessas que podem ter impacto a médio prazo.

Kaseya, o rosto técnico da União Africana para assuntos de saúde, saiu do encontro com o Chefe de Estado em Maputo visivelmente entusiasmado. “Estou a trazer boas notícias para África e para o mundo sobre o compromisso do Presidente em aumentar o orçamento para a saúde em Moçambique”, disse sem revelar detalhes sobre percentagens ou marcos temporais.

Se por um lado, a retórica presidencial soa a música para os ouvidos de um sector há muito em estado de cuidados intensivos, por outro, as experiências anteriores recomendam prudência. No Orçamento de Estado de 2024, a alocação para a saúde pública ficou aquém dos 15% recomendados pela Declaração de Abuja, subscrita pelo próprio país.

A audiência com o dirigente do Africa CDC trouxe, um leque de promessas desde o apoio à criação de uma Escola de Saúde Pública em Moçambique, à intensificação da vigilância epidemiológica, passando pela cooperação com o Instituto Nacional de Estatística (INE) para melhorar os sistemas de recolha de dados em saúde. Objectivos louváveis, mas que exigem mais do que discursos.

Kaseya aproveitou ainda a ocasião para saudar Chapo pela estabilidade política alcançada, afirmando que tal clima tem sido fundamental para atrair fundos internacionais. “A paz que conseguiu estabelecer neste país está a atrair a atenção do mundo”, disse, numa leitura que parece ignorar os múltiplos focos de tensão pós-eleitoral e o silêncio oficial sobre casos de repressão a manifestações pacíficas.

Criado para responder a crises sanitárias como a COVID-19 e surtos de Ébola, o Africa CDC procura agora reposicionar-se como actor-chave no reforço dos sistemas de saúde no continente. A visita a Moçambique insere-se nesse esforço de reforço institucional e diplomático, procurando países aliados dispostos a adoptar agendas ambiciosas de reforma.

Jean Kaseya garantiu que o Africa CDC está empenhado em promover parcerias para a mobilização de recursos — uma declaração que, embora positiva, depende da articulação entre a vontade política interna e compromisso internacional efectivo.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

SOFALA: Lourenço Bulha quer mais camponeses de Mafambisse no sistema de Segurança Social

O governador  da  província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha,...

Milhares de crianças beneficiam de alimentação escolar em Nampula

Nos últimos cinco  anos,  mais  de 22 milhões de...

Baleado mas não quebrado, escreve Joel Amaral (MC-Trufafã)

Amado Povo de Deus; Distintos Profissionais de Saúde do Hospital...

Morte do Papa Francisco: Conclave vai eleger novo pontífice nos próximos dias

O Vaticano vive dias de luto  e  preparação  após ...