Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Giquira convoca Polícia Municipal e tenta reforçar controlo institucional em Nampula

Data:

Em parada simbólica, edil exige prontidão, denuncia corrupção e promete diálogo com os agentes

Num momento em que a tensão social sobe de tom nas ruas de Nampula, o Presidente do Conselho Municipal, Luís Madubula Giquira, assumiu na quarta-feira (9) o papel de Comandante-Chefe da Polícia Municipal e conduziu uma parada estratégica no Comando daquela força. O encontro, que contou com a presença do comandante Salimo Assane e do vereador dos Recursos Humanos, Bernardo Francisco, foi apresentado como um gesto de reforço da autoridade e tentativa de reposicionar a polícia municipal no centro do aparelho de governação local.

Mas, para além da solenidade do evento, a movimentação revela também os sinais de alarme no seio da edilidade, pressionada pelos protestos de operadores económicos informais e por uma crescente desordem no espaço público urbano ,  um espelho da fragilidade de um município em desequilíbrio entre arrecadação de receitas e prestação de serviços.

Durante o encontro, Giquira exigiu prontidão e disciplina dos agentes municipais, apelando para uma actuação firme na segurança rodoviária, gestão dos mercados e “ordem” nos bairros da cidade. No centro da agenda esteve também a cobrança de taxas e receitas, num contexto em que a relação entre o município e os cidadãos, particularmente os mototaxistas, tem sido marcada por atritos, suspeitas e recusa em acatar as novas imposições fiscais.

“Queremos transparência e fim da corrupção dentro da nossa polícia”, disse Giquira, num discurso comedidamente enérgico, mas também com concessões — abrindo espaço para que os agentes manifestassem as suas insatisfações e reivindicações laborais.

A polícia municipal tem sido acusada, em vários momentos, de excesso de zelo, corrupção e uso arbitrário da força contra os mais vulneráveis.

“Temos de restaurar a imagem da polícia municipal e garantir que ela sirva os interesses do povo”, insistiu Giquira, sem, no entanto, detalhar medidas concretas.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

SOFALA: Lourenço Bulha quer mais camponeses de Mafambisse no sistema de Segurança Social

O governador  da  província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha,...

Milhares de crianças beneficiam de alimentação escolar em Nampula

Nos últimos cinco  anos,  mais  de 22 milhões de...

Baleado mas não quebrado, escreve Joel Amaral (MC-Trufafã)

Amado Povo de Deus; Distintos Profissionais de Saúde do Hospital...

Morte do Papa Francisco: Conclave vai eleger novo pontífice nos próximos dias

O Vaticano vive dias de luto  e  preparação  após ...