O Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, anunciou, através de um despacho presidencial, a exoneração de Joaquim Rivas Mangrasse do cargo de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
Em um despacho separado, Chapo nomeou o Major-General Júlio dos Santos Jane, promovido ao posto de General de Exército, para assumir o cargo de Chefe do Estado-Maior-General das FADM. O novo comandante tomará posse amanhã, dia 11 de Abril de 2025, em uma cerimónia presidida pelo próprio Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique. A cerimónia ocorrerá no Estado-Maior-General, às 13:30 horas.
O Perfil do novo Chefe do Estado-Maior-General das FADM
Júlio dos Santos Jane é um militar moçambicano com uma carreira multifacetada nas áreas de segurança e defesa. Ocupou diversos cargos de relevo
na Polícia da República de Moçambique (PRM) onde em março de 2016, o ex-Presidente Filipe Nyusi nomeou-o para o cargo de Comandante-Geral da PRM, sucedendo Jorge Khalau. Antes desta nomeação, Jane liderava o Serviço Cívico de Moçambique.
Foi em 2017, que foi nomeado Diretor-Geral do SISE, substituindo Lagos Lidimo. Esta nomeação ocorreu após o seu período como Comandante-Geral da PRM. Hoje 10 de abril de 2025, o Presidente Daniel Francisco Chapo exonerou Joaquim Rivas Mangrasse do cargo de Chefe do Estado-Maior-General das FADM e nomeou o Major-General Júlio dos Santos Jane para o posto de General de Exército e para o cargo de Chefe do Estado-Maior-General das FADM.
Discover more from Jornal Txopela
Subscribe to get the latest posts sent to your email.