A partir de amanhã, terça-feira (10), a circulação de todos os comboios de carga e passageiros da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) será suspensa nos troços Beira-Machipanda, Beira-Chimoio e vice-versa. Num comunicado divulgado hoje, a direcção executiva da empresa pediu desculpas pelos “transtornos que esta acção poderá causar”, justificando a medida como sendo por “motivos operacionais”.

Conquanto, o Jornal Txopela apurou que a suspensão tem como principal razão o receio de vandalização dos comboios por parte dos manifestantes que têm intensificado os protestos ao longo destes troços.

A linha Machipanda, que representa uma via estratégica para o transporte de mercadorias e passageiros na região centro do país, atravessa áreas que recentemente têm sido palco de tensão social e descontentamento popular, especialmente em torno de questões políticas e económicas. Segundo as fontes, a empresa teme que os manifestantes possam atacar os comboios como forma de expressar a sua insatisfação com a actual conjuntura.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.