Be Girl e parceiros celebram 10 anos de apoio às mulheres e raparigas em Moçambique

A Be Girl Moçambique, em parceria com diversas organizações, celebrou na última quinta-feira, 30 de Maio, o Dia Mundial da Higiene Menstrual, advogando os 10 anos de uma campanha global dedicada a transformar a percepção sobre a menstruação. O evento, realizado na cidade de Maputo, marcou uma década de esforços para promover a educação menstrual e combater os mitos e tabus que cercam o tema.

 

Aquílcia Joaquim, Directora Nacional da Be Girl em Moçambique, distinguiu a evolução do movimento ao longo dos últimos 10 anos. “São 10 anos de sensibilização, geração de evidências e conhecimento sobre um tema que, em muitos países, incluindo Moçambique, ainda é um mistério”, afirmou. Ela disse que a campanha começou com poucas organizações parceiras e agora conta com milhares que, anualmente, geram conversas globais sobre a menstruação.

 

Sob o lema “Juntos, desconstruindo mitos e tabus sobre a menstruação em Moçambique”, o evento reuniu cerca de 100 participantes, incluindo representantes do Governo, sector privado, organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade, todos comprometidos com a promoção da dignidade menstrual.

 

Durante sua intervenção, Aquílcia Joaquim sublinhou os desafios enfrentados pelas mulheres moçambicanas durante o período menstrual, como a falta de recursos adequados e apoio social, além da inadequação das instalações sanitárias, o que dificulta a frequência escolar das raparigas, resultando em altas taxas de absentismo e abandono escolar. Ela também sublinhou a importância da advocacia para tornar os produtos de gestão menstrual mais acessíveis e a necessidade de envolver mais parceiros na causa.

 

Neide Acubo, representante do Ministério da Saúde, disse que o compromisso do Governo em melhorar as condições de higiene nas escolas para garantir a retenção das raparigas. “Estamos cientes dos desafios, mas reconhecemos o esforço em garantir que a escola seja um local seguro, com acesso a água limpa e sanitários adequados para a gestão da higiene menstrual”, afirmou.

 

No evento, parceiros como WATERAID, WFP, SNV e UNICEF explicaram os ganhos e desafios enfrentados na gestão e higiene menstrual nas comunidades moçambicanas ao longo dos últimos 10 anos, reforçando a importância de continuar a promover a educação e as infraestruturas necessárias para garantir uma gestão menstrual digna e saudável para todas as mulheres e raparigas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.