A multinacional Van Oord procedeu, esta quinta-feira (23), à entrega de 16 bicicletas no bairro de Icidua, cidade de Quelimane, num acto coordenado com o Conselho Autárquico local. A acção marcou o encerramento oficial do projecto de restauração do mangal naquela comunidade, alvo de pressão ambiental e exclusão social.
Receba notícias e alertas em primeira mão diretamente no seu telemóvel.
👉 Seguir Canal no WhatsApp
Os beneficiários seleccionados receberam os meios de transporte como parte de uma iniciativa que, segundo os promotores, visa melhorar as condições de mobilidade e garantir meios de subsistência sustentáveis. A entrega teve lugar numa cerimónia presenciada por representantes da empresa Van Oord, do Conselho Autárquico de Quelimane, incluindo o vereador de Fiscalização, Transportes e Frota Municipal, a chefe do posto administrativo urbano número 06 e o secretário do bairro.
Enquanto os discursos destacavam a “importância da sustentabilidade”, fontes locais apontam que os impactos práticos do projecto no quotidiano dos moradores de Icidua ainda estão por aferir. “Vieram, plantaram umas árvores, agora entregam bicicletas. Mas os problemas do bairro continuam”, comentou um residente que pediu anonimato.
A Van Oord, envolvida em várias intervenções ambientais tem sido apontada como parceira estratégica do município em acções de mitigação dos efeitos das alterações climáticas.
No encerramento da cerimónia, não foram apresentadas garantias sobre a continuidade do apoio às comunidades do mangal, nem sobre a manutenção das bicicletas entregues. Para já, os moradores de Icidua ficam com as duas rodas e a esperança de que não se trate apenas de mais um projecto para inglês ver.
Discover more from Jornal Txopela
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
📢 Anuncie no Jornal Txopela!
Chegue mais longe com a sua marca.
Temos espaços disponíveis para publicidade no nosso site.
Alcance milhares de leitores em Moçambique e no mundo.
Saiba mais e reserve já