Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Terrorismo força encerramento de 21 escolas em Mocímboa da Praia

Data:

O recrudescimento dos ataques terroristas, nos últimos meses, forçou o encerramento de 21 escolas no distrito de Mocímboa da Praia,  província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

📢 Junte-se ao canal do Jornal Txopela no WhatsApp!

Receba notícias e alertas em primeira mão diretamente no seu telemóvel.

👉 Seguir Canal no WhatsApp

Os dados foram avançados a Rádio Moçambique, emissora nacional pelo administrador do distrito da Mocímboa da Praia, Sérgio Cipriano no âmbito da IX Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial de Cabo Delgado.

Cipriano disse que além do encerramento de escolas, outro problema que está a comprometer o sector da Educação na província, é a deslocação da população de algumas aldeias a busca de locais mais seguros.

“A rede escolar do distrito é composta por 60 escolas, destas 39 estão em funcionamento. As 21 escolas paralisadas deve-se a movimentação constante dos insurgentes nestes locais tendo provocado o deslocamento da população para a Vila de Mocímboa da Praia, Localidade de Nango e Aldeias de Chinda e Mangono”, disse Cipriano.

Acrescentou que, “os alunos das comunidades deslocadas foram integrados nas escolas por onde foram acolhidos”.

Nos últimos cinco anos a província de Cabo Delgado perdeu cerca de 2.323 salas de aulas devido ao terrorismo e ciclones.

Muitas dessas infra-estruturas ainda não foram reconstruídas devido à falta de fundos, mas o Governo da província tem feito campanhas para pedir ajuda aos parceiros de cooperação.

A destruição de mais da metade das salas de aulas naquela região nortenha devido ao ciclone “Chido”, que deixou a província parcialmente em ruínas.

Para acelerar o processo de reconstrução da rede escolar destruída pelo terrorismo e pelos sucessivos ciclones que passam por Cabo Delgado, o governo da província reuniu-se com parceiros de cooperação do sector de Educação para mais uma vez pedir ajuda financeira.

(AIM)

Autor

  • Jornal Txopela

    O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

📢 Anuncie no Jornal Txopela!

Chegue mais longe com a sua marca.
Temos espaços disponíveis para publicidade no nosso site.

Alcance milhares de leitores em Moçambique e no mundo.

Saiba mais e reserve já
Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

Kenmare promete manter investimentos e empregos em Moçambique

Num contexto de reconfiguração das relações entre o Estado...

BCI aposta na liderança e empoderamento feminino em Moçambique

 Num contexto em que o debate sobre igualdade de...

Parceria entre Governo e ENI: Duas pernas para andar ou correr nestes tempos de desespero juvenil?

A recente audiência entre o Presidente da República de...

Para obter conteúdo completo, assine os serviços entrando em contato com a área comercial do Jornal Txopela - [email protected]
Todos os conteúdos do Jornal Txopela são protegidos por direitos autorais sob a legislação moçambicana.

0
Would love your thoughts, please comment.x
Verified by MonsterInsights