O recrudescimento dos ataques terroristas, nos últimos meses, forçou o encerramento de 21 escolas no distrito de Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
Receba notícias e alertas em primeira mão diretamente no seu telemóvel.
👉 Seguir Canal no WhatsApp
Os dados foram avançados a Rádio Moçambique, emissora nacional pelo administrador do distrito da Mocímboa da Praia, Sérgio Cipriano no âmbito da IX Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial de Cabo Delgado.
Cipriano disse que além do encerramento de escolas, outro problema que está a comprometer o sector da Educação na província, é a deslocação da população de algumas aldeias a busca de locais mais seguros.
“A rede escolar do distrito é composta por 60 escolas, destas 39 estão em funcionamento. As 21 escolas paralisadas deve-se a movimentação constante dos insurgentes nestes locais tendo provocado o deslocamento da população para a Vila de Mocímboa da Praia, Localidade de Nango e Aldeias de Chinda e Mangono”, disse Cipriano.
Acrescentou que, “os alunos das comunidades deslocadas foram integrados nas escolas por onde foram acolhidos”.
Nos últimos cinco anos a província de Cabo Delgado perdeu cerca de 2.323 salas de aulas devido ao terrorismo e ciclones.
Muitas dessas infra-estruturas ainda não foram reconstruídas devido à falta de fundos, mas o Governo da província tem feito campanhas para pedir ajuda aos parceiros de cooperação.
A destruição de mais da metade das salas de aulas naquela região nortenha devido ao ciclone “Chido”, que deixou a província parcialmente em ruínas.
Para acelerar o processo de reconstrução da rede escolar destruída pelo terrorismo e pelos sucessivos ciclones que passam por Cabo Delgado, o governo da província reuniu-se com parceiros de cooperação do sector de Educação para mais uma vez pedir ajuda financeira.
(AIM)
Discover more from Jornal Txopela
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
📢 Anuncie no Jornal Txopela!
Chegue mais longe com a sua marca.
Temos espaços disponíveis para publicidade no nosso site.
Alcance milhares de leitores em Moçambique e no mundo.
Saiba mais e reserve já