Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Diálogo político versus discursos de Ódio

Data:

Estamos a acompanhar de perto os processos pendentes de diálogo nacional inclusivo, enquanto, em contrapartida, assistimos a discursos de ódio proferidos por alguns líderes. Mas afinal, qual é a relação entre o diálogo e os discursos de ódio?

📢 Junte-se ao canal do Jornal Txopela no WhatsApp!

Receba notícias e alertas em primeira mão diretamente no seu telemóvel.

👉 Seguir Canal no WhatsApp

Recentemente, testemunhámos um gesto simbólico — um aperto de mãos — que todos nós aplaudimos com esperança. E vocês, que apertaram as mãos, também não sentiram orgulho? Não sentiram paz? O que motivou esse gesto? Se foi a vontade genuína de encontrar soluções concretas para a construção da paz no país, então estão de parabéns.

Mas como é possível que, depois desse gesto de reconciliação, um líder continue a falar das feridas do passado, incitando os seus apoiantes contra o outro? Isso não é reconciliação. Como um pai pode, após reconciliar-se com o vizinho, continuar a alimentar ódio nos filhos contra esse mesmo vizinho? Naturalmente, os filhos agirão com raiva. E isso contraria tudo o que queremos alcançar com o diálogo político nacional.

“A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas não permite insultos à fé dos outros.” – Papa Francisco, 2025

Aproveito para saudar a União Europeia, na pessoa do Embaixador António Maggiore e sua equipa, pelos esforços consistentes em promover o diálogo nacional inclusivo entre o Governo e o Engenheiro Venâncio Mondlane. Saudamos igualmente as iniciativas dos encontros realizados nos dias 9 e 21 de abril de 2025, com ambas as partes.

A recente iniciativa do Presidente da República, Daniel Chapo, ao lançar a quarta edição da Chama da Unidade, é outro sinal positivo. Sabemos que este tipo de acção implica elevados custos, mas, como bem sabemos, a paz não tem preço. Por isso, devemos continuar a apostar no diálogo nacional inclusivo como caminho seguro para a estabilidade.

Na minha opinião, o sucesso do diálogo e da reconciliação nacional depende sobretudo da liderança. Se os líderes e os seus apoiantes continuarem a propagar discursos de ódio, a paz continuará distante. Devemos evitar alimentar o rancor e mostrar, com gestos e palavras, que a reconciliação é sincera e possível.

O povo moçambicano precisa de resultados concretos e transformadores. Está na hora de focarmo-nos nas verdadeiras prioridades:

  • Emprego digno para os jovens
  • Habitação condigna
  • Educação técnica e profissional de qualidade
  • Acesso a pequenos fundos para iniciativas juvenis
  • Cursos de curta duração para capacitação
  • Melhoria das vias de acesso
  • E, urgentemente, soluções para o alto custo de vida

Queremos um país com: Zero baleamentos e assassinatos de cidadãos inocentes
Zero manifestações violentas. Zero destruição de bens públicos e privados
mais empregos e oportunidades para a juventude.

John Chekwa

Mediador Social, Consultor e Jornalista Independente

 

Autor

  •   John Chekwa Mediador Social e Jornalista John Chekwa é um distinto cidadão moçambicano, cuja acção se tem evidenciado nos domínios da mediação social e do jornalismo, áreas em que exerce com zelo, aprumo e elevado sentido de missão. Na sua actividade como jornalista, pauta-se por uma conduta ética irrepreensível, tendo como norte o serviço à verdade e o bem comum. No seio do Jornal Txopela, presta o seu concurso através de escritos que abordam com acuidade as questões da justiça, da governação local e dos direitos do cidadão. Dotado de rara sensibilidade social e firme apego aos princípios da paz e da dignidade humana, John Chekwa é um exemplo de dedicação e entrega à causa pública, servindo o jornalismo e a mediação como instrumentos de edificação de uma sociedade mais esclarecida e fraterna.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

📢 Anuncie no Jornal Txopela!

Chegue mais longe com a sua marca.
Temos espaços disponíveis para publicidade no nosso site.

Alcance milhares de leitores em Moçambique e no mundo.

Saiba mais e reserve já
John Chekwa
John Chekwahttps://www.txopela.com
  John Chekwa Mediador Social e Jornalista John Chekwa é um distinto cidadão moçambicano, cuja acção se tem evidenciado nos domínios da mediação social e do jornalismo, áreas em que exerce com zelo, aprumo e elevado sentido de missão. Na sua actividade como jornalista, pauta-se por uma conduta ética irrepreensível, tendo como norte o serviço à verdade e o bem comum. No seio do Jornal Txopela, presta o seu concurso através de escritos que abordam com acuidade as questões da justiça, da governação local e dos direitos do cidadão. Dotado de rara sensibilidade social e firme apego aos princípios da paz e da dignidade humana, John Chekwa é um exemplo de dedicação e entrega à causa pública, servindo o jornalismo e a mediação como instrumentos de edificação de uma sociedade mais esclarecida e fraterna.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

Lançada a Semana da Legalidade na Zambézia

Quelimane, 31 de Outubro – Foi lançada na manhã...

A GERAÇÃO Z É A NOVA OPOSIÇÃO AFRICANA

Por: Zito do Rosário Ossumane (Régulo de Inhassunge) A política...

Moçambique 2029: Lições da Tanzânia e o risco de uma geração sem medo

Introdução Editorial À medida que a Tanzânia enfrenta tensões pós-eleitorais...

O vazio deixado por Dominguez e a goleada que expôs fragilidades

A goleada sofrida pelos Mambas, na sexta-feira, diante do...

Para obter conteúdo completo, assine os serviços entrando em contato com a área comercial do Jornal Txopela - [email protected]
Todos os conteúdos do Jornal Txopela são protegidos por direitos autorais sob a legislação moçambicana.

0
Would love your thoughts, please comment.x
Verified by MonsterInsights