Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

MDM denuncia tentativa de assassinato de MC Trufafá como “ataque à oposição”

Data:

Quelimane – O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) veio a público esta segunda-feira repudiar veementemente a tentativa de assassinato de Joel Amaral, conhecido no meio artístico como MC Trufafá, figura pública com ligações à política, à cultura urbana e à sociedade civil da Zambézia.

 

Amaral foi baleado na tarde de domingo, 13 de abril, em plena Cidade de Quelimane, num acto que o partido liderado por Lutero Simango classifica como “brutal” e “intolerável”, atribuindo o atentado aos alegados esquadrões da morte que, segundo acusa, têm vindo a operar impunemente com o objectivo de silenciar vozes críticas e a oposição política no país.

 

Para o MDM, o ataque a Joel Amaral não é um caso isolado, mas antes o reflexo de uma escalada de violência política que ameaça os pilares de um Estado de Direito Democrático. “Este acto representa uma flagrante demonstração de intolerância política que atinge de forma grave as liberdades de expressão, manifestação, pensamento e participação política”, refere o partido em comunicado enviado à nossa redacção.

 

A agremiação política questiona a legitimidade de recentes gestos oficiais de apelo ao diálogo inclusivo e reconciliação nacional, considerando-os incompatíveis com a realidade de perseguições e atentados contra cidadãos que exercem o direito ao dissenso. “Como aceitar que há abertura para o diálogo, quando continuam os ataques contra cidadãos nacionais por expressarem pensamento diferente ao do regime?”, interroga o documento.

 

O MDM exige uma investigação “séria, célere e imparcial” por parte das autoridades competentes, que leve à responsabilização dos autores materiais e morais do atentado. Apela ainda à comunidade nacional e internacional para não ignorar os sinais de repressão e declínio democrático que se fazem sentir, sobretudo após a contestada proclamação dos resultados eleitorais.

“Não podemos pactuar serenamente com estes actos bárbaros que visam silenciar a verdadeira oposição neste país”, denuncia o partido, ao mesmo tempo que reafirma o seu compromisso com o diálogo político genuíno, a justiça social, a paz e o combate à pobreza.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

Absa Bank eleito pela Euromoney como a “Melhor Banca Privada Internacional de Moçambique”

O Absa Bank Moçambique foi recentemente distinguido com o...

PGR de Moçambique: é preciso ter lata e pouca vergonha na cara

 Quando um Procurador Geral da República, um dos pilares...

Enfermeiros do Hospital Central de Quelimane questionam legitimidade e benefícios da Ordem Profissional

Realizou-se na quarta-feira, 23 de Abril, no Hospital Central...

Para obter conteúdo completo, assine os serviços entrando em contato com a área comercial do Jornal Txopela - [email protected]
Todos os conteúdos do Jornal Txopela são protegidos por direitos autorais sob a legislação moçambicana.