Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

O xeque-mate de Venâncio Mondlane

Data:

O Venâncio Mondlane e a sua equipe formalizaram a constituição do Anamalala hoje, acrônimo da Aliança Nacional para um Moçambique Livre e Autônomo. “Anamalala” quer dizer qualquer coisa como “acabou” ou “basta”; se quisermos puxar um pouco a corda, poderíamos traduzir como “chega!”.

Um golpe de mestre. “Anamalala” é falado e entendido pela maioria do povo moçambicano. Segundo dados oficiais do Estado, a língua macua é a mais falada do país e, por consequência, Nampula é a província mais populosa. O que parecia apenas um slogan de combate durante a campanha eleitoral e que constituiu a espinha dorsal da unidade nacional entre o Norte e o Centro tornou-se, agora, o emblema de um novo movimento político. “Anamalala” é entendido sem dificuldades nas duas regiões que concentram a maior parte da população moçambicana e onde Venâncio “governa” sem deter o poder do Estado.

Ainda mais impressionante é a estratégia política ao escolher o primeiro dia da reunião magna do Comitê Central da Frelimo para submeter os documentos oficiais da nova formação política. Num xadrez onde cada movimento carrega simbolismo e impacto, essa jogada não pode ser vista como mera coincidência. Trata-se de um desafio directo, um contraponto às elites dominantes e um recado claro de que o tabuleiro político não será mais o mesmo.

Se a Frelimo se via como a única dona do discurso de unidade nacional, agora precisa lidar com um movimento que soube interpretar e canalizar o sentimento popular. O Anamalala nasce com uma identidade linguisticamente enraizada e politicamente aguerrida. Seu crescimento e aceitação são questões de tempo e de estratégia. No jogo da política moçambicana, Venâncio Mondlane acaba de fazer xeque-mate antes mesmo da partida começar.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Zito do Rosário Ossumane
Zito do Rosário Ossumanehttps://txopela.com/
Zito do Rosário Ossumane é um jornalista investigativo, empreendedor da comunicação e activista político moçambicano. Fundador e diretor do Jornal Txopela, consolidou a sua trajetória na luta pela liberdade de imprensa, transparência e defesa dos direitos humanos em Moçambique. Actualmente Presidente o Misa na Zambezia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

SOFALA: Lourenço Bulha quer mais camponeses de Mafambisse no sistema de Segurança Social

O governador  da  província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha,...

Milhares de crianças beneficiam de alimentação escolar em Nampula

Nos últimos cinco  anos,  mais  de 22 milhões de...

Baleado mas não quebrado, escreve Joel Amaral (MC-Trufafã)

Amado Povo de Deus; Distintos Profissionais de Saúde do Hospital...

Morte do Papa Francisco: Conclave vai eleger novo pontífice nos próximos dias

O Vaticano vive dias de luto  e  preparação  após ...