Depois de uma carreira de 45 anos no sector bancário, marcada por uma gestão inovadora e um compromisso firme com a sustentabilidade, João Figueiredo vai deixar a presidência do Conselho de Administração do Moza Banco, S.A. A decisão, tomada a seu pedido, será formalizada na Assembleia Geral Anual, agendada para 29 de Abril de 2025.
Líder transformador, João Figueiredo inscreveu o seu nome na história do Moza Banco. Durante o seu mandato como CEO (2016-2021) e subsequente presidência, guiou a instituição através de um período desafiador, não apenas assegurando a sua estabilidade, mas também expandindo a sua presença no mercado. Sob sua liderança, o Moza Banco lançou produtos financeiros inovadores e implementou programas de inclusão económica, com destaque para o “Moza Women”, uma iniciativa voltada para a promoção da igualdade de género no sector financeiro moçambicano.
A sustentabilidade ambiental foi outra das suas bandeiras. Durante a sua gestão, o Moza Banco reforçou políticas de responsabilidade social, valendo-lhe reconhecimento pela redução da pegada de carbono e pelo incentivo a práticas empresariais sustentáveis.
“Nesta hora em que João Figueiredo embarca num novo rumo da sua vida, numa merecida aposentadoria, a família Moza Banco expressa a sua mais profunda gratidão pela sua dedicação, sabedoria e liderança. O seu legado continuará a inspirar futuras gerações de banqueiros, empreendedores e líderes comunitários”, refere a instituição em comunicado.
A nomeação de um novo Presidente do Conselho de Administração será anunciada em breve.
Discover more from Jornal Txopela
Subscribe to get the latest posts sent to your email.