Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Procuradoria da Zambézia esclarece caso de raptos e vandalismo em Quelimane

Data:

Nos últimos dias, as redes sociais foram tomadas por rumores sobre uma série de raptos na cidade de Quelimane, capital da província da Zambézia. A onda de pânico gerada por essas informações culminou em dois episódios dramáticos, com destaque para o mais recente, ocorrido no bairro Chuabo Dembe, onde populares destruíram uma infraestrutura imponente pertencente a um jovem agente econômico. A acusação era grave: o empresário seria um dos mandantes dos alegados rapto, desencadeando um ciclo de violência e vingança que mobilizou os vizinhos.

Esta terça-feira (25), após os primeiros pronunciamentos do Comando Provincial da PRM (Polícia da República de Moçambique) onde desmente a existencia de raptos em Quelimane, foi a vez da Procuradoria Provincial da Zambézia dar explicações públicas. O Procurador Chefe, Fredy Jamal, procurou dar esclarecimentos necessários para acalmar os ânimos e dissipar os boatos que pairam sobre a cidade. Num encontro realizado na manhã desta quarta-feira (26) com um grupo de referência dedicado à proteção da criança, combate ao tráfico de pessoas e à imigração ilegal, Jamal declarou que a instituição que lidera está empenhada em resolver o caso da morte da jovem cujo corpo foi encontrado às margens do rio Bons Sinais – o evento trágico que precedeu toda essa agitação social.

PRM desmente raptos em Quelimane

A Procuradoria garante que a investigação está em curso, e os responsáveis por esse crime serão identificados e responsabilizados. Quanto às informações que circulam e que geram insegurança, a Procuradoria Provincial disse que terá o seu papel em tratá-las adequadamente. A autoridade falou ainda da importância de não partilhar informações não verificadas, pois boatos podem alimentar ainda mais a instabilidade social.

O Procurador Chefe lembrou à população que o vandalismo e os ataques contra o patrimônio privado são crimes individuais e, como tal, aqueles que estiverem envolvidos nessas práticas serão responsabilizados. As autoridades reiteraram, ainda, a necessidade de um esforço colectivo para garantir a segurança e a paz na cidade.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

SOFALA: Lourenço Bulha quer mais camponeses de Mafambisse no sistema de Segurança Social

O governador  da  província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha,...

Milhares de crianças beneficiam de alimentação escolar em Nampula

Nos últimos cinco  anos,  mais  de 22 milhões de...

Baleado mas não quebrado, escreve Joel Amaral (MC-Trufafã)

Amado Povo de Deus; Distintos Profissionais de Saúde do Hospital...

Morte do Papa Francisco: Conclave vai eleger novo pontífice nos próximos dias

O Vaticano vive dias de luto  e  preparação  após ...