Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

ZAMBÉZIA RESISTE: Araújo convoca a população para manifestações nos Distritos, Localidades e Bairros

Data:

Num momento crítico para o futuro de Moçambique no geral, Manuel de Araújo, cabeça-de-lista da RENAMO ao cargo de governador da província da Zambézia, emitiu um comunicado de imprensa apelando à mobilização pacífica da sociedade zambeziana em defesa da verdade eleitoral e da soberania popular. A declaração na nossa redacção , em Quelimane, e dirigida às mais diversas forças sociais, desde lideranças comunitárias e religiosas até à imprensa e ao corpo diplomático.

De Araújo reiterou que a Zambézia, historicamente conhecida como bastião da liberdade e da democracia, voltou a expressar, nas eleições de 9 de outubro, o seu desejo de ver a RENAMO liderar os destinos da província. Conquanto, o político denuncia tentativas de manipulação dos resultados por parte de órgãos eleitorais como a CNE e o STAE, classificando tais acções como um atentado à vontade soberana do povo.

Citando artigos da Constituição da República de Moçambique, Manuel de Araújo sublinhou o direito à reunião e manifestação pacífica, bem como a soberania popular, afirmando que este é um momento importante para que os zambezianos se levantem em defesa da democracia.

“A Zambézia escolheu. Sempre escolheu. E não nos curvaremos diante de artifícios destinados a roubar o que nos pertence por direito. Esta luta é de todos nós, pela Zambézia, por Moçambique, pela liberdade”, enfatizou.

O comunicado apela à união de todos os sectores da sociedade, incluindo organizações religiosas, cívicas, académicas e internacionais, para pressionar pela reposição da verdade eleitoral. A RENAMO exorta ainda as Forças de Defesa e Segurança a cumprirem o seu papel constitucional como protetoras do povo, e não como instrumentos de repressão.

Apesar do tom assertivo, Manuel de Araújo sublinhou que todas as acções a serem desenvolvidas pela RENAMO e pelos seus apoiantes respeitarão estritamente a Constituição e a legalidade. “Não nos levantamos contra a lei, mas sim em sua defesa. Reafirmamos que todos os nossos actos respeitarão escrupulosamente o que a Constituição determina, pois é na legalidade que a nossa força reside”, afirmou o edil de Quelimane.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

Absa Bank eleito pela Euromoney como a “Melhor Banca Privada Internacional de Moçambique”

O Absa Bank Moçambique foi recentemente distinguido com o...

PGR de Moçambique: é preciso ter lata e pouca vergonha na cara

 Quando um Procurador Geral da República, um dos pilares...

Enfermeiros do Hospital Central de Quelimane questionam legitimidade e benefícios da Ordem Profissional

Realizou-se na quarta-feira, 23 de Abril, no Hospital Central...

Para obter conteúdo completo, assine os serviços entrando em contato com a área comercial do Jornal Txopela - [email protected]
Todos os conteúdos do Jornal Txopela são protegidos por direitos autorais sob a legislação moçambicana.