Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Frelimo paga táxi-ciclistas para inflar marchas em Quelimane: estratégia de manipulação da opinião pública

Data:

Jornal Txopela ― O Partido Frelimo voltou a recorrer a uma prática já conhecida: o recrutamento de táxi-ciclistas mediante pagamentos entre 200 e 250 meticais para participarem nas suas marchas na cidade de Quelimane. Este sábado, a operação está em curso na zona do Jardim dos Namorados, numa tentativa de demonstrar adesão pública que, na verdade, é fabricada com dinheiro.

@zito.ossumane

Frelimo suborna taxistas em Quelimane

♬ som original – Zito do Rosário Ossumane

Fontes locais relatam que, após receberem o pagamento e as camisetes, muitos táxi-ciclistas abandonam as marchas para retornar às suas actividades quotidianas. A maioria desses jovens, com o 12.º ano concluído, enfrenta dificuldades de acesso ao emprego formal, sobrevivendo exclusivamente da actividade de transporte em bicicletas-táxi. Este sector, isento de taxas e impostos pela autarquia de Quelimane, tem sido um alívio para as classes mais baixas, graças à política de não sufocar economicamente os trabalhadores informais, implementada pela actual governação local.

A marcha organizada pelo partido acontece num contexto de confrontos. Segundo o Conselho Autárquico de Quelimane, o evento é considerado ilegal por não ter cumprido as formalidades previstas na legislação. A manifestação acontece no mesmo horário das marchas populares lideradas por Manuel de Araújo, o que eleva o risco de confrontos.

Analistas ouvidos pelo Jornal Txopela alertam para a possibilidade de uma escalada de tensões entre a elite frelimista e a população local, já saturada com as políticas do partido no poder. A estratégia da Frelimo de “lavagem de imagem”, ao mobilizar táxi-ciclistas sem condições dignas, é vista como mais uma tentativa de mascarar a sua perda de popularidade na Zambézia.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

Absa Bank eleito pela Euromoney como a “Melhor Banca Privada Internacional de Moçambique”

O Absa Bank Moçambique foi recentemente distinguido com o...

PGR de Moçambique: é preciso ter lata e pouca vergonha na cara

 Quando um Procurador Geral da República, um dos pilares...

Enfermeiros do Hospital Central de Quelimane questionam legitimidade e benefícios da Ordem Profissional

Realizou-se na quarta-feira, 23 de Abril, no Hospital Central...

Para obter conteúdo completo, assine os serviços entrando em contato com a área comercial do Jornal Txopela - [email protected]
Todos os conteúdos do Jornal Txopela são protegidos por direitos autorais sob a legislação moçambicana.