O Instituto Nacional de Saúde (INS) realizou há dias, em Cape Town, África do Sul, um Simpósio sobre Clima e Saúde intitulado “Adaptação às mudanças climáticas no sector da saúde em Africa: Lições aprendidas e boas práticas”. O evento decorreu no contexto do Congresso Mundial de Epidemiologia (WCE), realizado pela primeira vez em um país africano.

O simpósio contou com um painel que integrava três oradores, todos investigadores de países da região da África Austral, nomeadamente Tatiana Marrufo do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, Collins Iwuji do ‘’African Health Research Institute’’ da África do Sul, e James Chirombo da ‘’Liverpoll Malawi Welcome Trust Center’’, baseado no Malawi. A moderação do evento esteve a cargo do Director-geral do INS, Eduardo Samo Gudo.

Os investigadores partilharam as experiências e lições aprendidas em seus países rumo a resiliência climática no sector de saúde, destacando a preocupação real e urgente com os impactos das mudanças climáticas na saúde, sendo que estas constituem uma das principais ameaças ao sector.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.