Do nada, parece que estamos perante um surto súbito de lucidez moral na Frelimo. É tudo teatral, estão a fazer uma cirurgia estética para maquilhar o cadáver político de um partido em avançado estado de decomposição ética.
Receba notícias e alertas em primeira mão diretamente no seu telemóvel.
👉 Seguir Canal no WhatsApp
Nas últimas semanas e pelo que parece nas próximas a operaçao vai continuar. O Juiz Gamito por exemplo, enquanto dirigente máximo da justiça constitucional, foi ele que, validou eleições fraudulentas, usou tecnicalidades jurídicas como escudo contra a vontade do povo, rejeitou recursos de partidos da oposição sem transparência nem debate, blindou a Frelimo com decisões que muitos juristas consideraram politicamente enviesadas naquela época.
Quem validou o roubo não pode, anos depois, ensinar ética ao assaltado. Ha uma coisa chamada de descompressão controlada, basicamente seleccionam pessoas para fazerem criticas internas, mas cuidadosamente seleccionadas, a intenção é aliviar a pressão, ou melhor pegam umas pessoas que sabem que vão falar coisas que nos ja estamos fartos de gritar nos bares e mercados, a ideia por ai é esvaziar o discurso da oposição principalmente, VM e outros quinhentos vão dizer o que mais , se Gamito confirma que há fraudes? Estao a domesticar ate a nossa indignação colectiva.
É tudo papo, esses nao vão mover uma palha seria para rever as regras do jogo por vontade propria, não há reforma eleitoral, nem descentralização efectiva, nem revisão constitucional que limpe cérebros manhosos.
Esta é uma operação de maquilhagem que visa apenas um objectivo reduzir o custo social da manutenção do poder. Não ha ruptura, é dança isto. A narrativa da “Frelimo reformável” serve para desmobilizar os sectores críticos, enganar os indecisos e neutralizar a energia dos Anamalalas.
Não ha propostas concretas. Juiz Gamito não assume a culpa. Não há responsabilização criminal nem política. O que há eh esta encenação com script e actores orquestrados. Tudo para criar a ilusão de que o partido ainda é capaz de se reinventar.
Mas o tempo das ilusões já passou.
Porque, como bem sabemos:
Na Frelimo, não há boa pessoa.
Discover more from Jornal Txopela
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
📢 Anuncie no Jornal Txopela!
Chegue mais longe com a sua marca.
Temos espaços disponíveis para publicidade no nosso site.
Alcance milhares de leitores em Moçambique e no mundo.
Saiba mais e reserve já