Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Chapo atira contra gestão da LAM e promete “limpar a casa”

Data:

O Presidente da República, Daniel Chapo, não poupou críticas à gestão da companhia aérea de bandeira nacional, Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), ao fazer hoje o seu balanço dos seus primeiros 100 dias de governação.

📢 Junte-se ao canal do Jornal Txopela no WhatsApp!

Receba notícias e alertas em primeira mão diretamente no seu telemóvel.

👉 Seguir Canal no WhatsApp

Numa intervenção carregada de metáforas contundentes, Chapo comparou os gestores da empresa a “raposas a cuidar do galinheiro” e a “gatos a vigiar ratos”, revelando que o projecto de aquisição de três novas aeronaves para a LAM, prometido para este início de mandato, foi travado por práticas de má gestão e corrupção interna.

“Quando descobrimos que dentro da nossa empresa está implantado um antro de corruptos, decidimos cancelar o concurso. Vamos restruturar a empresa, colocá-la limpa, com pessoas competentes que querem trabalhar para o povo moçambicano”, declarou o chefe de Estado.

Em Fevereiro, o Governo autorizou a venda de 91% da participação estatal na LAM a empresas públicas, com a promessa de reverter o valor arrecadado para a compra de oito aeronaves, num esforço para ressuscitar a combalida companhia aérea.

Chapo relatou ainda episódios que roçam o absurdo: enviados a Europa para inspecionar aeronaves a serem adquiridas, delegados da LAM regressaram ao país sem terem examinado sequer um avião, apesar de terem estado fora durante 15 dias e com fundos disponibilizados pelos novos accionistas. “Não faz sentido e não tem lógica”, comentou o Presidente, visivelmente indignado.

A profunda crise na LAM, marcada por cancelamentos sistemáticos de voos e endividamento crónico, levou, em 2023, à contratação da sul-africana Fly Modern Ark (FMA) para gerir a companhia. A parceria, encerrada em Setembro do ano passado, também não escapa das controvérsias, o Ministério Público abriu recentemente uma investigação para apurar a legalidade dos acordos firmados entre a FMA e as autoridades moçambicanas.

Com uma dívida que rondava os 300 milhões de dólares, a LAM continua a ser um espelho das fragilidades estruturais do sector público moçambicano, onde promessas de reformas esbarram frequentemente com redes de interesses e resistência à mudança.

Autor

  • Jornal Txopela

    O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

📢 Anuncie no Jornal Txopela!

Chegue mais longe com a sua marca.
Temos espaços disponíveis para publicidade no nosso site.

Alcance milhares de leitores em Moçambique e no mundo.

Saiba mais e reserve já
Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

Lançada a Semana da Legalidade na Zambézia

Quelimane, 31 de Outubro – Foi lançada na manhã...

A GERAÇÃO Z É A NOVA OPOSIÇÃO AFRICANA

Por: Zito do Rosário Ossumane (Régulo de Inhassunge) A política...

Moçambique 2029: Lições da Tanzânia e o risco de uma geração sem medo

Introdução Editorial À medida que a Tanzânia enfrenta tensões pós-eleitorais...

O vazio deixado por Dominguez e a goleada que expôs fragilidades

A goleada sofrida pelos Mambas, na sexta-feira, diante do...

Para obter conteúdo completo, assine os serviços entrando em contato com a área comercial do Jornal Txopela - [email protected]
Todos os conteúdos do Jornal Txopela são protegidos por direitos autorais sob a legislação moçambicana.

0
Would love your thoughts, please comment.x
Verified by MonsterInsights