Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

RENAMO CRITICA ESTADO DO GINÁSIO DA ESCOLA FILIPE NYUSI EM QUELIMANE

Data:

O cabeça de lista da Renamo para o cargo de Governador da Província da Zambézia, Manuel de Araújo, expressou hoje indignação pelas condições deploráveis em que se encontra o ginásio da Escola Secundária Filipe Nyusi, em Quelimane. Durante a sua campanha eleitoral, Araújo, que também é o edil da cidade, apontou o abandono da infraestrutura como um reflexo da ineficácia do governo na resposta aos desastres naturais e na gestão dos fundos de emergência.

 

O ginásio foi severamente danificado pelo ciclone tropical Freddy no ano passado, e apesar de ter sido incluído no pacote de reconstrução financiado pelo fundo de emergência do Estado, ainda não há sinais de recuperação visíveis. A situação torna-se ainda mais embaraçosa, segundo Araújo, pois o próprio Presidente da República, Filipe Nyusi, visitou a infraestrutura danificada e prometeu a sua reconstrução durante uma deslocação à província.

 

Em março de 2023, Nyusi anunciou o desembolso de 250 milhões de meticais para a Zambézia, com o objectivo de reerguer infraestruturas nos sectores da Educação, Saúde e outros serviços essenciais, duramente atingidos pelo ciclone. Contudo, Manuel de Araújo acusa o governo de morosidade na aplicação dos fundos, deixando comunidades inteiras à mercê da precariedade.

 

O edil criticou ainda o que descreveu como a politização da gestão de fundos de emergência, alegando que, embora o governo central tenha anunciado várias medidas de recuperação, a execução no terreno está longe de atender às expectativas da população. Para Araújo, esta inércia compromete o futuro das crianças e jovens da província, que estão privados de espaços adequados para práticas desportivas e educativas.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

Absa Bank eleito pela Euromoney como a “Melhor Banca Privada Internacional de Moçambique”

O Absa Bank Moçambique foi recentemente distinguido com o...

PGR de Moçambique: é preciso ter lata e pouca vergonha na cara

 Quando um Procurador Geral da República, um dos pilares...

Enfermeiros do Hospital Central de Quelimane questionam legitimidade e benefícios da Ordem Profissional

Realizou-se na quarta-feira, 23 de Abril, no Hospital Central...

Para obter conteúdo completo, assine os serviços entrando em contato com a área comercial do Jornal Txopela - [email protected]
Todos os conteúdos do Jornal Txopela são protegidos por direitos autorais sob a legislação moçambicana.