Manuel de Araújo, autarca de Quelimane, manifestou recentemente a sua estranheza em relação às declarações feitas por Inácio Reis, o recém-nomeado delegado político provincial da Renamo na Zambézia. Em entrevista ao canal português Famalicão, Araújo exprimiu a sua indignação perante as acusações de Reis, que o apontou como conivente nas manifestações que têm ocorrido em várias partes do país, em protesto contra a reeleição de Ossufo Momade.

 

Inácio Reis alegou que Manuel de Araújo e funcionários do Município de Quelimane estão a organizar marchas contra o actual líder da Renamo. Segundo Reis, estas acções visam contestar a liderança de Momade, reeleito recentemente durante o VII Congresso da Renamo, realizado em Alto-Molocué, Zambézia.

 

Em resposta, Manuel de Araújo, disse que pretende levar o caso ao Conselho Jurisdicional do partido Renamo, tanto a nível provincial quanto nacional. “Vamos submeter a situação ao Conselho Jurisdicional do partido ao nível provincial e nacional. Se não vermos as nossas inquietações satisfeitas, iremos levar a outras instâncias, para que os nossos direitos, meus e dos funcionários do Conselho Autárquico de Quelimane, sejam respeitados”, declarou.

 

As manifestações mencionadas por Inácio Reis estão a ocorrer num contexto de descontentamento interno na Renamo, especialmente entre os jovens membros do partido, que contestam a liderança de Ossufo Momade. Manuel de Araújo encontra-se atualmente fora do país, em missão diplomática, enquanto estas movimentações ocorrem, soube o Jornal Txopela de fontes do gabinete do edil.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.