Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Niassa discute mecanismos para tornar importação de viaturas mais célere e menos onerosa

Data:

LICHINGA — Numa altura em que os custos e a burocracia no processo de importação de viaturas continuam a preocupar operadores económicos e cidadãos em geral, o Secretário de Estado na Província do Niassa, Silva Fernando Livone, dirigiu esta terça-feira (15 de Abril), na cidade de Lichinga, uma reunião multissectorial com instituições envolvidas na cadeia de importação de viaturas e cereais.

A sessão visou reflectir sobre estratégias para acelerar o processo de importação, sobretudo de viaturas, e encontrar soluções que contribuam para redução de custos, com particular enfoque na província do Niassa, cuja posição geográfica e proximidade com a Tanzânia fazem da fronteira de Matchedje uma via estratégica para o comércio transfronteiriço.

Participaram no encontro representantes da Autoridade Tributária (AT), Instituto Nacional de Transportes Rodoviários (INATRO), Instituto de Cereais de Moçambique (ICM), Alfândegas e Despachantes Aduaneiros, que abordaram os entraves e possibilidades de harmonização dos procedimentos actuais.

“A fronteira de Matchedje é uma grande alavanca para o comércio, sobretudo na importação de viaturas que entram pela Tanzânia. Daí a necessidade de melhorarmos a nossa actuação portuária, em benefício da população”, sublinhou Silva Livone na abertura da reunião.

O governante destacou ainda que facilitar a importação de viaturas, com transparência e eficácia nos processos, representa um ganho para as receitas do Estado, impulsionando o desenvolvimento socioeconómico e garantindo a sustentabilidade das despesas públicas.

Na ocasião, Manuel Quinze, Director da AT no Niassa, explicou que o custo de aquisição de uma viatura depende de múltiplos factores, como o valor declarado, taxas portuárias e critérios definidos na pauta aduaneira. O responsável defendeu a necessidade urgente de criar mecanismos que permitam aos cidadãos aceder facilmente às informações sobre os procedimentos de importação, com vista a evitar abusos e promover maior transparência no processo.

Numa outra vertente da reunião, dedicada à “Janela de Desenvolvimento” com enfoque no cooperativismo agrícola-comercial, Silva Livone apelou à AT e ao ICM para que reforcem acções de divulgação e incentivo à organização dos produtores em cooperativas.

“Se os produtores estiverem organizados, poderão negociar melhores preços, valorizar os seus esforços e aumentar a capacidade de gerar receitas para o Estado”, destacou Livone, defendendo que o modelo cooperativo pode ser um instrumento eficaz para transformar o potencial agrícola da província em riqueza partilhada.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

SOFALA: Lourenço Bulha quer mais camponeses de Mafambisse no sistema de Segurança Social

O governador  da  província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha,...

Milhares de crianças beneficiam de alimentação escolar em Nampula

Nos últimos cinco  anos,  mais  de 22 milhões de...

Baleado mas não quebrado, escreve Joel Amaral (MC-Trufafã)

Amado Povo de Deus; Distintos Profissionais de Saúde do Hospital...

Morte do Papa Francisco: Conclave vai eleger novo pontífice nos próximos dias

O Vaticano vive dias de luto  e  preparação  após ...