Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Plataforma ALIVE promove discussões sobre saúde em desastres climáticos

Data:

No âmbito da implementação da plataforma ALIVE, que visa garantir a continuidade dos serviços de saúde durante desastres induzidos pelo clima, os distritos de Nhamatanda e Dondo, na província de Sofala, estiveram recentemente envolvidos em intensos debates sobre como assegurar o acesso à saúde em contextos de eventos climáticos extremos.

Durante os encontros, conduzidos pela equipa do Instituto Nacional de Saúde (INS), foram discutidos mecanismos que garantam a prestação de serviços de saúde a todas as comunidades, especialmente as mais vulneráveis, como pacientes com doenças crónicas, idosos, crianças, mulheres grávidas e pessoas com deficiência física. A Coordenadora-geral da ALIVE, Tatiana Marrufo, afirmou que o objetivo principal é garantir que, independentemente dos desafios impostos pelos desastres, todos os cidadãos possam ter acesso à saúde.

As discussões culminaram com a definição de ações prioritárias, incluindo a elaboração de planos de ação antecipados tanto no nível individual quanto setorial, além da integração de serviços para o atendimento médico. Uma das principais conclusões foi a necessidade de expandir a cobertura das intervenções de saúde, especialmente para doenças crónicas não transmissíveis, que muitas vezes ficam em segundo plano durante os períodos de crises.

Outras questões levantadas durante os debates incluem o retorno das famílias às áreas de risco, devido à falta de condições mínimas de sobrevivência nos locais seguros, além da resistência das comunidades em seguir as orientações sobre os riscos climáticos. Foi destacada a importância de reforçar a comunicação de risco para garantir que a população tenha plena compreensão dos perigos que os fenômenos climáticos representam.

Azarias Manhenje, Diretor Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social de Dondo, expressou seu agradecimento ao INS pelo trabalho realizado e garantiu que sua equipe continuará comprometida com a colaboração necessária para o sucesso da iniciativa.

Além de Nhamatanda e Dondo, a plataforma ALIVE também está sendo implementada no distrito de Búzi, utilizando uma metodologia que combina abordagens qualitativas e quantitativas, com o objetivo de envolver o maior número possível de atores-chave na busca por soluções eficazes para a saúde em contextos de desastres climáticos.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

SOFALA: Lourenço Bulha quer mais camponeses de Mafambisse no sistema de Segurança Social

O governador  da  província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha,...

Milhares de crianças beneficiam de alimentação escolar em Nampula

Nos últimos cinco  anos,  mais  de 22 milhões de...

Baleado mas não quebrado, escreve Joel Amaral (MC-Trufafã)

Amado Povo de Deus; Distintos Profissionais de Saúde do Hospital...

Morte do Papa Francisco: Conclave vai eleger novo pontífice nos próximos dias

O Vaticano vive dias de luto  e  preparação  após ...