Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Frelimo reúne-se na Matola sob um país em “ebulição”

Data:

A Comissão Política da Frelimo convocou a IV Sessão Ordinária do Comité Central, que decorre de 3 a 5 de Abril de 2025 na Escola Central do partido, na cidade da Matola, Província de Maputo. A reunião, que à superfície se apresenta como mais um exercício burocrático do partido no poder, ocorre num contexto de convulsão social e incertezas políticas sem precedentes na história recente do país.

Com professores e enfermeiros em greve, paralisando sectores vitais para o funcionamento do Estado, a crise atinge também a economia doméstica com a escalada do custo de vida. Nas principais cidades, a escassez de alimentos e combustíveis transforma o quotidiano do cidadão num verdadeiro campo de batalha pela sobrevivência. Tudo isto num momento em que a Assembleia da República, dominada pela própria Frelimo e pelos partidos da oposição, toma decisões desalinhadas das expectativas populares, agravando a crise de legitimidade das instituições.

A reunião do Comité Central, para além das formalidades, terá sobre a mesa temas que podem definir os próximos anos da governação do partido. Estão previstos debates sobre o Relatório da Comissão Política, o Relatório do Secretariado do Comité Central, o Relatório do Gabinete Central de Preparação de Eleições, bem como a análise do Plano de Actividades e Orçamento do Partido para 2025. Acresce ainda a revisão do Programa Quinquenal do Governo (2025-2029) e do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2025.

Se para os militantes e dirigentes a reunião pode ser vista como uma oportunidade de reafirmação política, para o cidadão comum, que sente na pele a deterioração das condições de vida, a expectativa resume-se a uma única pergunta: sairá algo de concreto desta reunião para aliviar o sofrimento popular ou será apenas mais uma sessão de discursos e promessas vazias? A resposta, como sempre, será dada nas ruas.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

SOFALA: Lourenço Bulha quer mais camponeses de Mafambisse no sistema de Segurança Social

O governador  da  província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha,...

Milhares de crianças beneficiam de alimentação escolar em Nampula

Nos últimos cinco  anos,  mais  de 22 milhões de...

Baleado mas não quebrado, escreve Joel Amaral (MC-Trufafã)

Amado Povo de Deus; Distintos Profissionais de Saúde do Hospital...

Morte do Papa Francisco: Conclave vai eleger novo pontífice nos próximos dias

O Vaticano vive dias de luto  e  preparação  após ...