O Presidente da República, Daniel Chapo, reuniu-se esta quarta-feira com Alain Ebobissé, Director-Executivo (CEO) da Africa50, para explorar oportunidades de investimento em infra-estruturas estratégicas para Moçambique. O encontro reafirmou o compromisso da instituição financeira em apoiar o desenvolvimento do país, priorizando os sectores de energia, transportes e comunicação digital.
“Foi uma honra ser recebido pelo Presidente Chapo. Represento a Africa50, um fundo de investimento detido por 32 países africanos, incluindo Moçambique, e pelo Banco Africano de Desenvolvimento, com a missão de financiar projectos estruturantes no continente”, declarou Alain Ebobissé após a reunião.
No encontro, o CEO da Africa50 destacou que a visão do Presidente Chapo passa pela transformação de Moçambique num centro energético de referência em África. Neste sentido, a organização manifestou total apoio e interesse na dinamização de projectos que consolidem o potencial energético nacional e garantam maior segurança no abastecimento.
Para além da energia, a reunião abordou investimentos na modernização de infra-estruturas de transportes, considerados essenciais para a integração económica e desenvolvimento regional. “Falámos sobre projectos fundamentais na área dos transportes, bem como iniciativas voltadas para a comunicação e a transformação digital. O Presidente está determinado em avançar rapidamente com essas iniciativas, e a nossa organização está pronta para apoiar”, frisou Ebobissé.
O CEO da Africa50 disse ainda as condições favoráveis para investimentos em Moçambique, reforçando a aposta da organização no país. “Estamos muito satisfeitos por contribuir para o crescimento deste grande país, sob a liderança do Presidente Chapo. Moçambique tem um enorme potencial e oferece um ambiente atractivo para o investimento”, afirmou.
Ebobissé sublinhou ainda a importância de garantir que os investimentos sejam sustentáveis e inclusivos. “Precisamos de assegurar que os projectos que apoiamos promovam um crescimento económico equilibrado, beneficiando directamente a população moçambicana e fortalecendo o desenvolvimento do continente”, acrescentou.
Discover more from Jornal Txopela
Subscribe to get the latest posts sent to your email.