Os rios Zambeze, Púnguè e Búzi registam uma ligeira tendência de descida nos níveis hidrométricos, de acordo com o mais recente Boletim Hidrológico emitido pela ARA-Centro, IP. Conquanto, a entidade de gestão de recursos hídricos alerta para a necessidade de precaução, especialmente nas zonas de risco de inundações.
Segundo os dados das últimas 24 horas, a rede de observação hidroclimatológica registou precipitações fracas a moderadas, com maior destaque para a bacia do Zambeze, onde Meponda registou 32,5 mm de chuva, Cassacatiza 20,8 mm, Tsangano 17,0 mm e Meluluca 5,6 mm.
Apesar da redução geral dos níveis dos rios, a estação hidrométrica de Mafambisse, no rio Púnguè, continua acima do nível de alerta em 36 centímetros, situando-se nos 6,0 metros.
No que toca às principais albufeiras da região, Cahora Bassa apresenta um nível de enchimento de 26,01%, com uma descarga de 1456,21 m³/s, enquanto Chicamba e Muda registam 32,88% e 72,13% da sua capacidade, respetivamente.
A previsão para as próximas 24 horas não aponta para mudanças significativas no actual quadro hidrológico das três bacias. Ainda assim, a ARA-Centro apela à tomada de medidas de precaução, instando os governos distritais, agentes económicos e população em geral a evitarem travessias arriscadas e a retirarem-se imediatamente das zonas de risco de inundação.
Discover more from Jornal Txopela
Subscribe to get the latest posts sent to your email.