Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Bancada do Podemos na AR promete vigiar implementacão do dialogo nacional inclusivo

Data:

O Chefe da Bancada Parlamentar do PODEMOS, na Assembleia da República, Sebastião Avelino Mussanhane, disse que o grupo que dirige apoia, com firmeza, a Proposta de Lei que aprova o Compromisso Político Para Um Diálogo Nacional Inclusivo e compromete-se a vigiar a sua implementação, uma vez que este não é apenas um acto legislativo, é um compromisso com o futuro, uma promessa solene de que os dias da exclusão, da violência institucional e da surdez política ficaram para trás.

“Uma promessa de que o futuro será construído com todos, por todos e para todos. É chegado o tempo de reconciliar a política com a ética, a governação com a escuta, e o poder com a humildade”, disse Mussanhane para quem este é o tempo de provar que a coragem não está em impor, mas em ceder para construir; que o verdadeiro patriotismo não se mede em discursos inflamados, mas na capacidade de encontrar pontes onde antes só havia abismos.

Para a Bancada Parlamentar do PODEMOS, a Proposta de Lei sobre o Compromisso Político Para Um Diálogo Nacional Inclusivo é um instrumento transformador que institucionaliza a escuta e consagra o diálogo como pilar do novo ciclo político moçambicano. “É um convite formal à inclusão de todos os actores, desde os partidos políticos às comunidades locais, da sociedade civil às instituições religiosas”, sublinhou Mussanhane.

“Esta proposta permite que o Estado se descentralize na escuta e centralize na resposta; os jovens sejam sujeitos políticos e não apenas instrumentos eleitorais; a inclusão se torne critério operacional da governação; os conflitos encontrem resolução através de mecanismos institucionais e não da violência”, explicou o Chefe da Bancada Parlamentar do PODEMOS, reafirmando que esta Proposta de Lei não é apenas urgente é indispensável.

Para Mussanhane este dispositivo representa uma oportunidade histórica dos moçambicanos reescreverem, em conjunto, o futuro de Moçambique com base no respeito mútuo, na escuta ativa e na construção de consensos. “Por isso, a Bancada Parlamentar do PODEMOS reafirma o seu apoio incondicional a este Compromisso Político Para Um Diálogo Nacional Inclusivo, assumindo, desde já, o papel de guardiã activa da sua implementação, monitoria e consolidação”, frisou Mussanhane.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

Absa Bank eleito pela Euromoney como a “Melhor Banca Privada Internacional de Moçambique”

O Absa Bank Moçambique foi recentemente distinguido com o...

PGR de Moçambique: é preciso ter lata e pouca vergonha na cara

 Quando um Procurador Geral da República, um dos pilares...

Enfermeiros do Hospital Central de Quelimane questionam legitimidade e benefícios da Ordem Profissional

Realizou-se na quarta-feira, 23 de Abril, no Hospital Central...

Para obter conteúdo completo, assine os serviços entrando em contato com a área comercial do Jornal Txopela - [email protected]
Todos os conteúdos do Jornal Txopela são protegidos por direitos autorais sob a legislação moçambicana.