Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Presidente Chapo homenageia João dos Santos Ferreira: “Um combatente da primeira linha”

Data:

O Presidente da República, DANIEL FRANCISCO CHAPO, enalteceu o contributo de João dos Santos Ferreira para a Luta de libertação nacional e o desenvolvimento do país, durante as cerimónias fúnebres do veterano, realizadas hoje. O estadista descreveu o veterano como “um combatente da primeira linha” e destacou o seu papel na defesa da soberania e na promoção da sustentabilidade ambiental.

João dos Santos Ferreira, um dos destacados membros da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLIN), faleceu no último domingo, na cidade de Maputo, vítima de doença. Durante a sua trajectória, desempenhou várias funções de relevo, incluindo os cargos de Ministro da Agricultura e Deputado da Assembleia da República por duas décadas.

Na sua intervenção, o Presidente da República recordou a coragem de Ferreira desde jovem, ao fugir da tropa colonial a partir do aeródromo de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, rumo a Dar es Salaam, na Tanzânia, acompanhado pelo general Jacinto Veloso.

“Já jovem esteve na tropa colonial, mas jovens muito corajosos, dois, um deles está aqui dentro desta sala, o general Jacinto Veloso. E ele [João dos Santos Ferreira, junto do general], através de um avião da tropa colonial, fugiram a partir do aeródromo de Mocímboa da Praia para Dar es Salaam, na Tanzânia, porque estavam como jovens imbuídos dos ideais da luta de libertação nacional”, explicou.

A fuga levou Ferreira a percorrer um longo caminho até integrar as fileiras da luta armada. Inicialmente não reconhecido como exilado político na Tanzânia, recebeu apoio do Egipto, deslocando-se depois para a Argélia, onde se juntou a outros combatentes. Posteriormente, seguiu para a França e para Cuba, onde se formou em engenharia, regressando à Tanzânia antes da proclamação da independência de Moçambique.

Após a independência nacional, Ferreira teve um papel determinante no desenvolvimento do sector agrícola, assumindo cargos como ministro da Agricultura e Secretário de Estado do Algodão. “Mesmo reformado, nunca deixou de contribuir para a sua pátria”, sublinhou o Chefe de Estado, ressaltando ainda o compromisso ambiental do veterano.

O Chefe de Estado destacou o papel de Ferreira na promoção da exploração sustentável da madeira e na criação de associações voltadas à protecção ambiental. “Era um conservador ambiental de excelência, por isso lutou bastante para a criação de várias associações ligadas à protecção ambiental”, afirmou. No final da sua intervenção, o Presidente da República sugeriu aos jornalistas que entrevistassem o general Jacinto Veloso, amigo de infância e companheiro de fuga de Ferreira. “Quem estava a pilotar o avião de Mocímboa da Praia para Dar es Salaam é o general Jacinto Veloso. Portanto, é testemunha que pode realmente transmitir o valor real e o coração deste grande homem que Moçambique perdeu”, concluiu o Presidente Daniel Chapo.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

Absa Bank eleito pela Euromoney como a “Melhor Banca Privada Internacional de Moçambique”

O Absa Bank Moçambique foi recentemente distinguido com o...

PGR de Moçambique: é preciso ter lata e pouca vergonha na cara

 Quando um Procurador Geral da República, um dos pilares...

Enfermeiros do Hospital Central de Quelimane questionam legitimidade e benefícios da Ordem Profissional

Realizou-se na quarta-feira, 23 de Abril, no Hospital Central...

Para obter conteúdo completo, assine os serviços entrando em contato com a área comercial do Jornal Txopela - [email protected]
Todos os conteúdos do Jornal Txopela são protegidos por direitos autorais sob a legislação moçambicana.