Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Cornelder de Moçambique e Associação Kulemba lançam 3ª edição do Prémio Literário Mia Couto

Data:

De 11 de Abril a 12 de Maio de 2025, estarão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prémio Literário Mia Couto, uma iniciativa promovida pela Cornelder de Moçambique (CdM), em parceria com a Associação Kulemba. O prémio tem como objectivo reconhecer e incentivar a produção literária moçambicana, distinguindo as melhores obras publicadas no país.

Nesta edição, serão aceites obras na categoria de romance, publicadas entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2024. As candidaturas serão avaliadas por um júri idóneo e especializado, com base em critérios como originalidade, qualidade literária e relevância cultural. Uma das novidades deste ano é a digitalização do processo de inscrição, que será realizado exclusivamente online através do site da Associação Kulemba.

Desde a sua criação, o Prémio Literário Mia Couto já distinguiu três escritores moçambicanos: Bento Baloi, com No verso da cicatriz; Belmiro Mouzinho, com Pétalas negras ou a sombra do inanimado; e Adelino Albano Luís, com Estórias trazidas pela ventania. Cada um dos vencedores recebeu um prémio monetário de 400.000 MZN, consolidando a premiação como uma das mais importantes do cenário literário nacional.

Ao incentivar a criação e difusão da literatura moçambicana, a Cornelder de Moçambique e a Associação Kulemba reafirmam o seu compromisso com o desenvolvimento cultural do país, promovendo novas vozes e fortalecendo o panorama literário nacional. O prémio é uma homenagem a Mia Couto, um dos maiores expoentes da literatura moçambicana, e busca perpetuar o seu legado inspirador para as futuras gerações de escritores.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

SOFALA: Lourenço Bulha quer mais camponeses de Mafambisse no sistema de Segurança Social

O governador  da  província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha,...

Milhares de crianças beneficiam de alimentação escolar em Nampula

Nos últimos cinco  anos,  mais  de 22 milhões de...

Baleado mas não quebrado, escreve Joel Amaral (MC-Trufafã)

Amado Povo de Deus; Distintos Profissionais de Saúde do Hospital...

Morte do Papa Francisco: Conclave vai eleger novo pontífice nos próximos dias

O Vaticano vive dias de luto  e  preparação  após ...