De 11 de Abril a 12 de Maio de 2025, estarão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prémio Literário Mia Couto, uma iniciativa promovida pela Cornelder de Moçambique (CdM), em parceria com a Associação Kulemba. O prémio tem como objectivo reconhecer e incentivar a produção literária moçambicana, distinguindo as melhores obras publicadas no país.
Nesta edição, serão aceites obras na categoria de romance, publicadas entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2024. As candidaturas serão avaliadas por um júri idóneo e especializado, com base em critérios como originalidade, qualidade literária e relevância cultural. Uma das novidades deste ano é a digitalização do processo de inscrição, que será realizado exclusivamente online através do site da Associação Kulemba.
Desde a sua criação, o Prémio Literário Mia Couto já distinguiu três escritores moçambicanos: Bento Baloi, com No verso da cicatriz; Belmiro Mouzinho, com Pétalas negras ou a sombra do inanimado; e Adelino Albano Luís, com Estórias trazidas pela ventania. Cada um dos vencedores recebeu um prémio monetário de 400.000 MZN, consolidando a premiação como uma das mais importantes do cenário literário nacional.
Ao incentivar a criação e difusão da literatura moçambicana, a Cornelder de Moçambique e a Associação Kulemba reafirmam o seu compromisso com o desenvolvimento cultural do país, promovendo novas vozes e fortalecendo o panorama literário nacional. O prémio é uma homenagem a Mia Couto, um dos maiores expoentes da literatura moçambicana, e busca perpetuar o seu legado inspirador para as futuras gerações de escritores.
Discover more from Jornal Txopela
Subscribe to get the latest posts sent to your email.