O Access Bank Moçambique voltou a associar-se à Global Money Week (GMW), uma iniciativa internacional promovida pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, que visa sensibilizar crianças, jovens e comunidades para a importância da literacia financeira. O objectivo é incentivar hábitos saudáveis de poupança, planeamento e decisões financeiras responsáveis.
Com um compromisso contínuo com a educação financeira, o Access Bank Moçambique realiza, todos os anos, diversas acções no âmbito da GMW. Este ano, a iniciativa contou com a realização de sessões em Maputo e em Tete.
A Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Pedagógica (Maputo) recebeu, no dia 19 de Março, uma palestra sobre literacia financeira dirigidas a três turmas daquela instituição de ensino superior. As sessões foram conduzidas por Bento Mário, Gestor de Clientes da Banca Corporativa, e tiveram como tema central o mote definido para a GMW 2025: “Think before you follow, wise money tomorrow”, que em português significa “Reflecte antes de avançar, para um futuro financeiro mais sábio”. “O entusiasmo e a participação activa dos estudantes são reveladores da pertinência do tema”, considerou Bento Mário. Segundo o orador, o sucesso da iniciativa mostra que o Banco está “no caminho certo ao reforçar o compromisso de continuar a promover iniciativas desta natureza que estimulam momentos de aprendizagem e de maior inclusão financeira”.
Durante a sessão, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre a importância da gestão financeira sustentável, contando ainda com o testemunho de 20 estudantes que participaram em edições anteriores e adoptaram novas abordagens na administração do seu dinheiro. O evento registou uma forte adesão, com uma audiência estimada de 150 jovens.
Em Tete, a iniciativa teve lugar no recinto da Cidadela Académica, que alberga várias instituições de ensino técnico-médio e superior. Durante o evento, que foi dirigido pelo Banco de Moçambique com foco na educação financeira, o Access Bank participou, promovendo a sua Conta Menor, reforçando assim a importância da poupança e da gestão financeira. A iniciativa abrangeu cerca de 150 pessoas.
“No Access Bank assumimos o nosso papel enquanto agentes de transformação social e a educação financeira é uma das formas mais eficazes de capacitar a próxima geração”, afirmou Chiwetalu Obikwelu, Administrador Delegado Interino do Access Bank Mozambique. Segundo o mesmo responsável, o Access Bank quer “contribuir activamente para uma cultura financeira mais consciente em Moçambique, onde cada jovem tenha confiança para tomar decisões informadas”.
Discover more from Jornal Txopela
Subscribe to get the latest posts sent to your email.