Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Chapo ouve queixas dos servidores públicos e promete “soluções faseadas”

Data:

O Presidente da República, Daniel Chapo, reuniu-se esta terça-feira em Lichinga com Funcionários e Agentes do Estado (FAE) para ouvir as preocupações da classe. No encontro, o Chefe de Estado reconheceu as dificuldades que afectam o funcionario público e assegurou que o Governo está “empenhado” na busca de soluções, ainda que de forma gradual e condicionada à disponibilidade financeira.

A reunião, integrada na agenda de visita presidencial à província do Niassa, revelou um quadro já conhecido, salários em atraso, demora na fixação de pensões, problemas na implementação da Tabela Salarial Única (TSU) e morosidade nos actos administrativos, incluindo a falta de visto do Tribunal Administrativo para novos servidores. Algumas destas questões, reconheceu Chapo, ainda não têm solução à vista.

“Registámos as preocupações e vamos ter que sentar para encontrar as soluções. Esta é a razão da nossa vinda”, disse o Presidente, sem apresentar medidas concretas. No entanto, garantiu que “gradualmente” algumas inquietações estão a ser atendidas, citando como exemplos o pagamento do 13.º salário e a regularização de pagamentos de horas extras e turnos. O ritmo dessas resoluções, sublinhou, depende da disponibilidade financeira do Estado.

Funcionários que participaram no encontro manifestaram frustração com a demora no pagamento de subsídios por morte e localização, que continuam a penalizar os mais vulneráveis. Outros apontaram falhas na aplicação da TSU, resultando em perdas salariais e incerteza entre os servidores públicos. “Estamos a fazer um esforço muito grande para valorizar o trabalho que os colegas estão a fazer”, defendeu o Presidente.

No discurso de encerramento, Chapo prometeu que o Governo continuará a “trabalhar para resolver pouco a pouco” os problemas do sector público e reafirmou o compromisso de visitar a província com mais frequência. “Tudo o que foi apresentado como preocupações registámos e vamos trabalhar para resolver”, disse, sem avançar prazos ou mecanismos concretos.

Com um Estado cada vez mais pressionado pelas dificuldades financeiras e uma classe de funcionários que vê o seu poder de compra reduzido, a reunião em Lichinga não trouxe novidades sobre quando e como os problemas serão resolvidos.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

SOFALA: Lourenço Bulha quer mais camponeses de Mafambisse no sistema de Segurança Social

O governador  da  província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha,...

Milhares de crianças beneficiam de alimentação escolar em Nampula

Nos últimos cinco  anos,  mais  de 22 milhões de...

Baleado mas não quebrado, escreve Joel Amaral (MC-Trufafã)

Amado Povo de Deus; Distintos Profissionais de Saúde do Hospital...

Morte do Papa Francisco: Conclave vai eleger novo pontífice nos próximos dias

O Vaticano vive dias de luto  e  preparação  após ...