Receba notícias e alertas em primeira mão diretamente no seu telemóvel.
👉 Seguir Canal no WhatsApp
Foi registado um total de 84 casos de cólera no distrito de Mopeia, na província da Zambézia, entre Janeiro e Fevereiro de 2025. Segundo Isaías Marcos, Médico Chefe Provincial da Zambézia, todos os pacientes já receberam alta e, actualmente, estão a decorrer ações de sensibilização nas comunidades, com foco na prevenção de doenças hídricas.
“Os primeiros casos de cólera em Mopeia surgiram na última semana de Janeiro, e desde então tivemos esse acumulado de 84 casos. Felizmente, não houve registo de óbitos. Nas últimas 24 horas, quatro pacientes receberam alta, e neste momento não há nenhum doente internado. Os outros distritos encontram-se estáveis, mas estamos a reforçar as medidas nos distritos de Luabo e Morrumbala, que são vizinhos de Mopeia”, informou Isaías Marcos.
Dados do Instituto Nacional de Saúde indicam que em Moçambique, a cólera é altamente sazonal, com uma acentuada concentração de casos durante o período quente e chuvoso, especialmente nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Tete e Sofala. Sua ocorrência pode ser definida como endémica com picos epidémicos ocasionais. A incidência anual varia de 0 a 211 por 100 000 habitantes, com uma letalidade entre 0,2% e 4,3%.
Discover more from Jornal Txopela
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
📢 Anuncie no Jornal Txopela!
Chegue mais longe com a sua marca.
Temos espaços disponíveis para publicidade no nosso site.
Alcance milhares de leitores em Moçambique e no mundo.
Saiba mais e reserve já


