Quelimane, 03 out 2024 (Chuabo FM) – Um encontro promovido pelo Centro de Investigação em Saúde de Manhiça e pelos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Ação Social de Quelimane reuniu hoje agentes polivalentes de saúde, parteiras e praticantes de medicina tradicional de várias localidades para discutir a importância dos líderes comunitários na identificação de doentes graves, no encaminhamento de mulheres grávidas às unidades de saúde, e na notificação de óbitos.
O evento, realizado no âmbito do projeto Child Health and Mortality Prevention Surveillance (CHAMPS), reforçou o papel das figuras influentes das comunidades na melhoria do acesso à saúde e na prevenção da mortalidade infantil no distrito de Quelimane. Este projecto, que visa reduzir a mortalidade entre crianças menores de cinco anos, envolve a colaboração estreita entre as comunidades e os serviços de saúde, em particular no diagnóstico das causas de morte infantil.
Yúry Macete, Oficial de Ligação com a Comunidade do CISM em Quelimane, disse que alguns dos desafios enfrentados durante a sensibilização comunitária são o impacto do período eleitoral e a ausência dos membros das comunidades durante a época agrícola. O encontro decorreu como parte de um sub-acordo entre o CISM e o SDSMAS, que visa a implementação contínua das actividades do CHAMPS, reforçando o papel dos agentes locais na prevenção da mortalidade infantil e no fortalecimento da saúde pública.