O Observatório do Cidadão para Saúde (OCS) faz parte de um grupo de organizações que estão a participar num programa de capacitação sobre descentralização fiscal no sector da saúde, envolvendo cerca de 20 pessoas de diversas Organizações da Sociedade Civil (OSC). O evento, organizado pela N’weti, decorre entre os dias 26, 27 e 30 deste mês, na cidade de Maputo, e conta com a participação de dois pesquisadores do OCS.
A capacitação abrange temas como Orçamentação, Execução da Despesa Pública, Organização e Funcionamento de Unidades Funcionais, e Requisitos para a Criação de Unidades de Gerenciamento Básico em hospitais rurais, distritais e gerais. O objetivo é dotar os participantes de informações sobre descentralização fiscal e permitir que possam aplicar esses conhecimentos na advocacia dos direitos humanos no sector da saúde.
Durante a abertura do evento, Eduardo Nguenha, consultor da N’weti, destacou que a formação pretende reforçar as competências da sociedade civil na monitoria da transparência e gestão no sector da saúde em Moçambique.