Este projeto tem como objetivo principal melhorar as condições de vida das populações afetadas, através da distribuição de kits de roupa, produtos alimentares e de higiene às famílias abrigadas nos centros de acolhimento nos bairros de Bunhiça, Fomento, Nkobe, Nwamathijane, Sikwama e Tsalala.
O projeto contempla a distribuição de material escolar, pedagógico e de higiene a 3.250 alunos e 100 professores, abrangendo um total de 11 escolas. Também está prevista a renovação de 5 salas de aula, 6 latrinas e 6 sistemas de água, além da criação e revitalização de 14 Comités de Redução do Risco de Desastres e de Proteção da Criança nos bairros mencionados.
Durante o evento, Olinda Tule destacou o sofrimento enfrentado pelas famílias afetadas pelas inundações, que foram obrigadas a abandonar suas residências e procurar abrigo em centros de acolhimento. “Nesta calamidade, além dos pertences perdidos pelas enxurradas, as crianças ficaram psicologicamente afetadas e tiveram de interromper as aulas, com o calendário escolar sendo reajustado”, afirmou Tule.
Damião Mabote, Oficial de Programas da ADPP Moçambique, explicou que a seleção dos beneficiários priorizou pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos desamparados, crianças chefes de família e pessoas com deficiência. Catarina Juvêncio Damião, uma das beneficiárias do bairro Fomento, expressou sua gratidão pelos produtos recebidos: “Durante o período que iremos consumir e utilizar estes bens estaremos aliviados da corrida do dia-a-dia em busca de alimentos e produtos para o uso quotidiano. É uma quantidade considerável de produtos e que será de grande utilidade nas nossas casas”, disse Catarina, de 52 anos.