Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

Investigadora moçambicana integra Comité Consultivo do Consórcio Africano de Coortes Populacionais

Data:

Macicame, pesquisadora e directora da Divisão de Inquéritos e Observação de Saúde no Instituto Nacional de Saúde (INS), foi recentemente eleita membro do Comité Consultivo do Consórcio Africano de Coortes Populacionais (APCC). A eleição ocorreu durante a conferência do APCC, realizada de 27 a 28 de Maio em Cape Town, na África do Sul.

 

Macicame junta-se a um selecto grupo de 10 membros, sendo a única representante de um país africano de língua oficial portuguesa. Ela traz consigo uma vasta experiência como investigadora principal de duas importantes coortes populacionais de Moçambique: o Sistema Comunitário de Observação em Saúde e de Eventos Vitais e o Sistema de Vigilância Demográfica e de Saúde da Polana Caniço, refere um comunicado do Instituto Nacional de Saúde enviado a nossa redacção.

 

O APCC, criado em 2022, visa promover o envolvimento multidisciplinar e estratégias inovadoras para melhorar a saúde e o bem-estar das comunidades africanas. A entidade pretende estabelecer uma capacidade transformacional e um fórum sobre coortes populacionais, reunindo cientistas africanos, tomadores de decisão e outras partes interessadas. Busca criar mecanismos de colaboração baseados em evidências, catalisando a investigação inovadora e promovendo a sustentabilidade a longo prazo.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

Absa Bank eleito pela Euromoney como a “Melhor Banca Privada Internacional de Moçambique”

O Absa Bank Moçambique foi recentemente distinguido com o...

PGR de Moçambique: é preciso ter lata e pouca vergonha na cara

 Quando um Procurador Geral da República, um dos pilares...

Enfermeiros do Hospital Central de Quelimane questionam legitimidade e benefícios da Ordem Profissional

Realizou-se na quarta-feira, 23 de Abril, no Hospital Central...

Para obter conteúdo completo, assine os serviços entrando em contato com a área comercial do Jornal Txopela - [email protected]
Todos os conteúdos do Jornal Txopela são protegidos por direitos autorais sob a legislação moçambicana.