A vila municipal de Alto Molocué celebrou neste sábado (01) seus 60 anos de existência, sob o lema “Celebrando os 60 anos, na prosperidade e resiliência municipal”. O evento, que contou com a presença de várias figuras públicas e residentes, foi também um momento de reflexão sobre os desafios e realizações da governação local.
Em entrevista aos jornalistas, o Presidente do Município de Alto Molocué, Otílio Eduardo Munequele, sublinhou que a interferência política da administração do Governo da Frelimo está a minar a administração municipal. “Há muita interferência política de alguns e isso não vai ajudar os nossos munícipes”, afirmou Munequele, advogando que há dificuldades enfrentadas pela gestão municipal devido a essas interferências.
Otílio Eduardo Munequele explicou que essa situação tem criado muitos constrangimentos na governação local, embora reconheça que houve mudanças importantes no desenvolvimento da vila. “A administradora fica muito ausente, foge muito, não é porque ela é má, mas porque tem medo do partido Frelimo”, disse o presidente, indicando que a pressão política é um factor que afecta negativamente a actuação dos gestores municipais.
Munequele fez questão de salientar as conquistas alcançadas durante a sua gestão. “Se prestarem muita atenção, temos mudanças significativas, como o melhoramento dos passeios, reabilitação das estradas e colocação de pavês, assim como a construção de balneários públicos”, destacou, apontando para os esforços contínuos de melhorar a infraestrutura da vila.
Apesar das dificuldades, o presidente do município mostrou-se optimista em relação ao futuro. “Ainda vamos governar”.