O Conselho das Religiões de Moçambique (COREM) está a conduzir uma missão de conforto à província de Cabo Delgado, visando reforçar o papel das lideranças religiosas na promoção da paz e coesão social. A iniciativa, que conta com o apoio da World Vision-Moçambique (WV-Moç), inclui encontros com autoridades locais, denominações religiosas, partidos políticos e, sobretudo, com os sobreviventes do conflito que assola a região desde 2017.

 

A missão tem início amanha, 01 de Junho, e irá percorrer três bairros da cidade de Pemba que acolhem pessoas deslocadas internamente: Chuiba, Josina Machel e Paquete. O objectivo é levar conforto aos sobreviventes, além de preparar espaços para o estabelecimento de cantinhos de conversa sensíveis ao género e à criança, disseminando mensagens de paz, esperança e respeito pelos direitos humanos.

O conflito em Cabo Delgado, que já dura sete anos, resultou em mais de 700.000 pessoas deslocadas desde 2017. Este ano, o número de novos deslocados é de aproximadamente 100.000, dos quais mais de 60% são crianças.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.