Sintonize a Rádio Chuabo – 103.0 FM

CSMJ expulsa magistrada e escrivã do Tribunal de Namaacha por cobranças ilícitas

Data:

O Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSMJ) decidiu expulsar a magistrada Edite Violeta de Figueiredo e a escrivã Laurinda Mussara Vivente do Tribunal Judicial do Distrito de Namaacha por envolvimento em práticas de cobranças ilícitas. A decisão foi formalizada na deliberação n.° 77/CSMJ/P/2024, de 09 de maio de 2024.

Segundo informações divulgadas no boletim do Centro para a Democracia e Desenvolvimento (CDD), a magistrada e a escrivã foram acusadas de violar princípios processuais e realizar cobranças ilegais. As denúncias contra as autoridades judiciais em Namaacha não são novas; há muito que as comunidades locais relatam abusos de poder, principalmente ligados a processos judiciais manipulados para extorquir pagamentos ilícitos de residentes.

 

O esquema desmantelado pelo CSMJ envolvia a fixação de cauções exorbitantes, que variavam entre 100.000,00 MZN e 200.000,00 MZN. Posteriormente, um defensor público, também parte do esquema, solicitava a redução dessas cauções para valores entre 20.000,00 MZN e 30.000,00 MZN. As reduções não eram documentadas nos processos judiciais nem comunicadas aos réus ou seus familiares. Desse modo, os familiares, desconhecendo a redução, eram levados a pagar a caução inicial, com a maior parte do valor sendo desviada para a magistrada, a escrivã e o defensor público.

A deliberação faz parte de um conjunto de decisões da II.ª Sessão Ordinária do Plenário do CSMJ, realizada entre 07 e 09 de maio de 2024, que incluiu a expulsão ou aposentação compulsiva de vários magistrados e funcionários envolvidos em práticas ilícitas.


Discover more from Jornal Txopela

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jornal Txopela
Jornal Txopelahttps://txopela.com
O Jornal Txopela é um dos principais órgãos de comunicação social independentes da província da Zambézia, em Moçambique. Fundado com o propósito de oferecer um jornalismo crítico e de investigação, o Txopela destaca-se pela sua abordagem incisiva na cobertura de temas políticos, sociais e económicos, dando voz às comunidades e promovendo o debate público. O Txopela tem presença tanto na versão impressa quanto digital, alcançando leitores em todo o país e na diáspora moçambicana. A sua cobertura abrange desde a política local até temas internacionais, sempre com um olhar atento às dinâmicas que afetam a sociedade moçambicana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhar publicação:

Subscrever

PUB

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas

Relacionados
Relacionados

Absa Bank eleito pela Euromoney como a “Melhor Banca Privada Internacional de Moçambique”

O Absa Bank Moçambique foi recentemente distinguido com o...

PGR de Moçambique: é preciso ter lata e pouca vergonha na cara

 Quando um Procurador Geral da República, um dos pilares...

Enfermeiros do Hospital Central de Quelimane questionam legitimidade e benefícios da Ordem Profissional

Realizou-se na quarta-feira, 23 de Abril, no Hospital Central...

Para obter conteúdo completo, assine os serviços entrando em contato com a área comercial do Jornal Txopela - [email protected]
Todos os conteúdos do Jornal Txopela são protegidos por direitos autorais sob a legislação moçambicana.