“O Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique decidiu reduzir a Taxa de Juro de Política Monetária, Taxa MIMO, em um dígito, de 15,75% para 15%”, disse o governador do Banco de Moçambique, durante a apresentação das medidas tomadas hoje pelo regulador financeiro moçambicano.
“Esta decisão é sustentada pela contínua consolidação das perspetivas de inflação em um dígito, no médio prazo, num contexto em que a avaliação dos riscos e incertezas e associados às projeções, mantém-se favorável”, declarou Zandamela.
Além da tomada desta decisão, o Banco de Moçambique fez uma avaliação da evolução do risco sistémico e principias vulnerabilidades e concluiu que o sistema financeiro nacional continua estável e resiliente, prosseguiu o governador do Banco de Moçambique.
“A perspetiva de inflação mantém-se em um dígito, no médio prazo, em abril de 2024, a inflação anual fixou-se em 3,3% após 3% em março e a inflação subjacente, que exclui frutas e vegetais e bens com preços administrados, permaneceu estável”, avançou Rogério Zandamela.
Para o médio prazo, continuou, mantém-se as perspetivas de uma inflação em dígito, refletindo, sobretudo, a estabilidade do metical e o impacto das medidas tomadas.
A avaliação dos riscos e incertezas associados às projeções de inflação mantém-se favorável e os possíveis fatores de contenção dos preços no médio prazo são a estabilidade do metical e o impacto menos gravoso dos conflitos geopolíticos sobre a cadeia logística e preço das mercadorias no mercado internacional, enfatizou.